Menu
Busca sexta, 30 de julho de 2021

Judiciário de MS tem 29 comarcas digitais

Judiciário de MS tem 29 comarcas digitais

17 outubro 2011 - 10h35Por Assessoria
Desde a última sexta-feira (14), o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul passou a contar com mais duas comarcas digitais: Nioaque e Rio Negro. O Estado passa a contar com 53,7% de suas comarcas digitalizadas.

No dia 3 de outubro a Comarca de Deodápolis passou a ser a 27ª Comarca Digital de MS, estabelecendo metade do Estado já operando com processo digital, pouco mais de um ano desde a implantação do projeto piloto de digitalização de comarcas.

A experiência do processo digital começou a funcionar em Mato Grosso do Sul em fevereiro de 2005 com o projeto piloto da 10ª Vara do Juizado Especial. Como não havia precedentes no país, foi preciso que as equipes do Tribunal de Justiça desenvolvessem o conhecimento necessário para a digitalização de processos.

Cinco anos depois, com o aperfeiçoamento da tecnologia, tornou-se possível a digitalização das varas da justiça comum e até mesmo de comarcas inteiras que teve início em junho de 2010, com o piloto em Dois Irmãos do Buriti.

Neste ano de 2011, as inovações continuam: no dia 2 de setembro, um marco para o Estado foi a realização do primeiro júri digital do país. O feito foi realizado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande. Não houve papel, de modo que jurados, advogados, promotores, juiz e demais presentes visualizavam o processo por meio de notebooks e por um telão projetado no auditório do Tribunal do Júri.

O Poder Judiciário sul-mato-grossense desponta no cenário nacional, pioneiro na adoção do formato digital.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPERAÇÃO HÓRUS
Mais de 600 quilos de maconha foram apreendidos pelo DOF em um terreno
ESPORTES
Seleção feminina perde para Canadá nos pênaltis e dá adeus a Tóquio
POLÍCIA
Cão morre de hipotermia na madrugada e tutores são presos pelo crime de manhã
AÇÃO DE GOVERNO
Investimentos de R$ 4 bilhões na geração de energia em MS vão criar 15 mil empregos