sexta, 26 de abril de 2024

Judiciário de MS tem 29 comarcas digitais

Judiciário de MS tem 29 comarcas digitais

17 outubro 2011 - 10h35Por Assessoria
Desde a última sexta-feira (14), o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul passou a contar com mais duas comarcas digitais: Nioaque e Rio Negro. O Estado passa a contar com 53,7% de suas comarcas digitalizadas.

No dia 3 de outubro a Comarca de Deodápolis passou a ser a 27ª Comarca Digital de MS, estabelecendo metade do Estado já operando com processo digital, pouco mais de um ano desde a implantação do projeto piloto de digitalização de comarcas.

A experiência do processo digital começou a funcionar em Mato Grosso do Sul em fevereiro de 2005 com o projeto piloto da 10ª Vara do Juizado Especial. Como não havia precedentes no país, foi preciso que as equipes do Tribunal de Justiça desenvolvessem o conhecimento necessário para a digitalização de processos.

Cinco anos depois, com o aperfeiçoamento da tecnologia, tornou-se possível a digitalização das varas da justiça comum e até mesmo de comarcas inteiras que teve início em junho de 2010, com o piloto em Dois Irmãos do Buriti.

Neste ano de 2011, as inovações continuam: no dia 2 de setembro, um marco para o Estado foi a realização do primeiro júri digital do país. O feito foi realizado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande. Não houve papel, de modo que jurados, advogados, promotores, juiz e demais presentes visualizavam o processo por meio de notebooks e por um telão projetado no auditório do Tribunal do Júri.

O Poder Judiciário sul-mato-grossense desponta no cenário nacional, pioneiro na adoção do formato digital.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha