sexta, 26 de abril de 2024

Lobista negociou com PT confecção da 'lista de furnas'

11 dezembro 2011 - 10h54Por Estadão
A oposição quer acionar o Judiciário e cobrar da Polícia Federal a conclusão das investigações sobre a autenticidade da chamada Lista de Furnas. Reportagem da revista Veja afirma que a falsificação da lista com nomes de políticos oposicionistas que teriam recebido recursos de caixa dois por meio da estatal teria origem em dois deputados que atuavam no PT mineiro em 2006, época da divulgação do material.

O documento surgiu durante a crise do mensalão do PT, o maior escândalo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, para tentar fazer um contraponto às denúncias do esquema operado por Marcos Valério.

De acordo com a revista, gravações feitas pela Polícia Federal em 2006 mostram o lobista Nilton Monteiro em contato com pessoas ligadas a Rogério Correia, atual líder da bancada petista na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e Agostinho Valente, ex-deputado petista que agora está filiado ao PDT. Monteiro negocia a falsificação de assinaturas e pede ajuda para negócios com bancos públicos.

Citado na chamada Lista de Furnas como suposto beneficiário de caixa dois, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) pretende que seu partido apresente uma representação contra Correia na Assembleia mineira e vai acionar judicialmente os envolvidos. 'A matéria confirma o que já sabíamos. Essa lista era uma operação do PT com um falsificador. Uma quadrilha operando para tentar calar e criar constrangimentos para a oposição. Isso mostra a gravidade da questão'.

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), lembrou que a falsidade do documento já tinha sido descoberta pela CPI dos Correios, que investigou o mensalão do PT. 'Era uma falsificação grosseira.' Ele reclamou da lentidão da PF para concluir a investigação, uma vez que a escuta divulgada foi feita em 2006. Maia quer ainda acionar o perito Ricardo Molina, que emitiu laudo dizendo não ser possível afirmar se a lista era ou não falsa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal

ECONOMIA

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos

QUINA

Aposta feita em MS leva mais de R$ 11 milhões na Loteria