sexta, 26 de abril de 2024

Menina sequestrada há 8 anos é encontrada em Dourados

Menina sequestrada há 8 anos é encontrada em Dourados

04 maio 2012 - 13h50
Douradosagora

O juiz substituto da Vara da Infância e Juventude de Dourados, Eduardo Machado Rocha. entregou ontem à embaixada Argentina, uma menina de 10 anos que foi sequestrada pelo pai naquele país. A criança foi tirada dos braços da mãe em 2004 e viveu até o início do ano passado em cárcere privado com o pai, num bairro de Dourados. Ele é procurado pela polícia Argentina acusado de sequestro.

A história da menina começa a ser revelada quando no ano passado um vizinho denunciou ao Conselho Tutelar de Dourados que o pai mantinha uma criança em cárcere privado. O pai foi chamado à Delegacia da Mulher para esclarecer o caso. Desde então, a Vara da Infância não sabe o paradeiro do homem, que estaria foragido. Uma equipe do Conselho Tutelar esteve na casa e constatou o cárcere privado. A menina, na época com 9 anos, vivia num quarto isolada do resto do mundo. Tinha contato apenas com a televisão e o pai. Nem tampouco frequentava escola.

A criança foi levada para o Lar Ebenezer onde permaneceu até ontem. De acordo com a coordenadora da entidade, Cleire Santana, assim que a menina chegou, em março do ano passado, fez um desenho sobre onde morava no Paraguai. “Em seguida fomos para lá. Encontramos a família do pai da menina. Eles disseram que não a conheciam, talvez por medo. Diante disto, acreditamos que pai e filha passaram por várias cidades e países até chegar no Brasil. Creio que a cada suspeita de que podia ser descoberto pelo sequestro ele fugia com a menina”, destaca.

Cleire conta que, como num filme, a história da criança foi se desvendando. Segundo a coordenadora, a garota de 10 anos foi ilegalmente registrada no Brasil, após o registro original na Argentina, mas não possuia nenhum documento quando chegou ao Lar. Eles estariam com o pai, que está foragido. “Por não ter a certidão, não pôde passar o Natal com uma família do Projeto Padrinho, como todas as demais crianças. Por esta razão ela foi para a minha casa. O que me chamou muito a atenção foi quando perguntei a ela o que gostaria de ganhar de presente no Natal.

Ela respondeu que desejava conhecer a mãe. Eu disse que Noel morava pertinho do papai do céu e que era só ela pedir e ter fé. Uma semana depois fomos à igreja, no Jardim Água Boa, ela foi em público pedir a Deus que encontrasse sua mãe. Na mesma semana, como num passe de mágica, recebemos a ligação da mãe da menina, desesperada a procura dela”, conta.

Segundo Cleire, a mãe, que procurava a filha há anos também entrou em contato com a Delegacia da Mulher de Dourados, que buscou a direção do Lar. “Logo em seguida já estávamos em contato com o consulado da Argentina e com a embaixada daquele país. O juiz da Infância, Zaloar Murat Martins pediu o exame de DNA. O material da mãe foi coletado na Argentina e trazido para o Brasil, via embaixada. Em 15 dias foi comprovada a maternidade”, disse, observando que o registro brasileiro já foi cancelado e que a partir daquele momento ela já estava sob responsabilidade da embaixada.

A embaixadora da república Argentina, Maria Seane de Chiodi, diz que a criança passa a ter a sua disposição todo o atendimento necessário para voltar a viver com a mãe, como psicólogos, assistentes sociais e intérprete. Segundo ela, casos como estes na Argentina são comuns. Atualmente passam de 600, sob investigação.

O juiz Eduardo Machado Rocha ressaltou a importância da denúncia. “Foi através da percepção de um vizinho e da boa atuação do Conselho Tutelar que a história da menina começou a se revelar”, destacou. A mãe dela é boliviana e o pai é natural do Paraguai. Ambos tiveram a filha na Argentina, onde a mulher reside até hoje à espera da filha.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue