sexta, 03 de maio de 2024

Mesmo com mudanças na regra, captação da poupança da Caixa triplica em maio

04 junho 2012 - 09h43Por Infomoney
Mesmo com as mudanças anunciadas no início de maio (que passaram a valer a partir do dia 4), os investidores não deixaram de investir na poupança - pelo contrário. De acordo com dados da Caixa Econômica Federal, a captação líquida (diferença entre depósitos e saques) da poupança do banco atingiu R$ 2,6 bilhões, equivalente a mais de três vezes o volume captado no mesmo mês do ano passado.

No ano, a captação já acumula R$ 5 bilhões, o que representa 62% do total captado pelo mercado, segundo dados do Banco Central (posição dia 28 de maio).

Para o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa, Fábio Lenza, a captação liquida da poupança registrada nos primeiros dias após as novas regras de remuneração pode ser atribuída, em parte, pela rentabilidade de maio, em torno de 72% do CDI, e pela forma positiva como a população recebeu a mudança. “Houve uma rápida compreensão da população de que a nova regra da poupança mantém a atratividade do produto, é favorável ao poupador e necessária ao país”, afirma.

Entenda

Pelas novas regras da poupança, sempre que a Selic estiver em 8,5% ao ano ou menos o rendimento será calculado em 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial). Se a Selic estiver acima de 8,5% a.a., nada muda e a rentabilidade continua em 0,5% ao mês mais TR.

Como o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu reduzir a Selic para 8,5% a.a. na última reunião (encerrada no dia 30 de maio), a partir de ontem (31) passou a valer a nova regra.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS