sexta, 03 de maio de 2024

Ministro irá solucionar impasse entre índios e produtores em Dourados

14 junho 2012 - 10h06Por Assessoria
O senador Antonio Russo participou da reunião da bancada federal de Mato Grosso do Sul com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, nesta quarta-feira (13). Eles falaram sobre o impasse entre produtores rurais e índios no município de Dourados. Russo disse que ficou muito satisfeito com o resultado da reunião. “O ministro foi muito gentil e garantiu uma solução em breve para o problema.

Ele acredita que até o início de julho já teremos uma definição legal para o conflito e que pacifique os índios, os fazendeiros e a sociedade”, disse o parlamentar.

Praticamente toda a bancada de senadores e deputados sul-mato-grossense participou da reunião com o Ministro da Justiça.

Os conflitos fundiários entre os produtores e índios em Mato Grosso do Sul ocorrem há mais de duas décadas e já resultou em inúmeras vítimas. Na década de 1930, para promover a ocupação populacional da região, centenas de produtores rurais foram estimulados a ocupar as terras de Mato Grosso do Sul, habitada basicamente por indígenas que se moviam entre as terras brasileiras e paraguaias.

Após a Constituição de 1988, movimentos indígenas e a própria Fundação Nacional do Índio (Funai) consideraram essas terras tradicionais dos indígenas. A demarcação não foi feita, o que gerou imensa instabilidade jurídica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS