Menu
Busca sábado, 08 de maio de 2021

MS registrou apenas um caso de sarampo em 2011

02 janeiro 2012 - 11h43Por Dourados News
Levantamento realizado em todo o Brasil e divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, aponta que Mato Grosso do Sul registrou durante todo o ano de 2011, apenas um caso de sarampo. Na região Centro-Oeste, apenas no Distrito Federal, também com um caso houve registros.

Há nível nacional, foram 42 casos identificados da doença e São Paulo aparece como primeiro colocado na quantidade de pessoas infectadas, com 26 casos. Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro aparecem em seguida com 7 e 4, respectivamente.

Além do Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais e Piauí houveram um registro cada, mas de acordo com o Ministério, todos acabaram considerados importados, ou seja, quando são contraídos em outras regiões.

Em relação a 2010, quando foram 68 casos, houve uma queda próxima à 40% de infestação. O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa e transmitida através de vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas, e a vacinação é o meio mais eficaz de prevenção.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
PMA realiza fiscalização por terra e nos rios em prevenção à pesca predatória
GERAL
Número de mortos em operação no Jacarezinho sobe para 29
COSTA RICA
Trio é preso pela PM com tabletes de substância análoga a maconha
ESPORTE
Fundesporte e Assomasul debatem organização da 17ª Copa Assomasul