sexta, 03 de maio de 2024
AMAMENTAÇÃO

Na semana de doação de leite, conhecer os benefícios da amamentação ajuda a sensibilizar mulheres

Leite materno corretamente armazenado em um Banco de Leite

22 maio 2018 - 14h00Por Da redação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Gerência de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, juntamente com os Bancos de Leite Humano do Estado, lançou a Semana Estadual de Doação de Leite Humano. Durante toda a semana serão desenvolvidas diversas atividades de promoção ao aleitamento e doação de leite materno.

Para a presidente da Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano e coordenadora do Centro de Referência Estadual de Leite Humano do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), Elisabete Kamiya, a grande importância da Semana Estadual está na sensibilização feita com as mulheres gestantes e lactantes, público-alvo dessas campanhas.

Para ela, trabalhar desde cedo a importância do aleitamento materno pode formar mulheres doadoras no futuro. “O aleitamento materno é um assunto que pode ser trabalhado em todas as idades. É preciso inserir no conceito da criança que o ideal é amamentar no peito e não dar a mamadeira. Quando se trabalha o aleitamento materno desde cedo, fica mais fácil trabalhar a ideia da doação no futuro”.

O leite materno contém todos os nutrientes, proteínas, açúcares, gordura e vitaminas que o bebê precisa até os seis meses de idade para crescer e se desenvolver com saúde. Possui equilíbrio dos nutrientes e ajuda o bebê a manter o peso adequado.

“Já no pré-natal a mulher precisa saber porquê ela deve amamentar. Todo leite em pó, é leite de vaca liofilizado (processo de congelamento). Leite de vaca é leite para o bezerro e leite humano é para o bebê. Salvo, nos casos quando a mãe não pode amamentar. O leite materno garante o bom desenvolvimento da criança, tanto fisiológico, intelectual, tudo. O colostro é uma vacina para a criança, ajudando no sistema imunológico do bebê”, explicou a coordenadora e responsável técnica do Banco de Leite Humano da Maternidade Cândido Mariano, Abigail Marques de Souza.

Segundo Abigail, sabendo da importância do leite materno, a mulher acaba se sensibilizando e se tornando também uma doadora.

Durante o evento na Maternidade Cândido Mariano, foram entregues às doadoras de leite um certificado expedido pela SES atestando a grande a ação voluntária. “Vontade de ajudar, de fazer um pouco por quem está precisando. Tenho consciência da importância do aleitamento materno”, contou a mãe de duas crianças, a doadora do HU, Aline de Souza.

Doação

Para doar é preciso se cadastrar antecipadamente em algum dos bancos leite da cidade e tomar alguns cuidados com a higiene pessoal e com a higienização do recipiente onde o leite será colocado.

“Existem sim critérios médicos que avaliam a doadora para garantir a qualidade do leite que será oferecido. O leite deve ser congelado e, além disso, precisa ser colhido em recipientes adequados”, explicou Elisabete.

Muitas vezes sem acesso, mulheres não compreendem a importância do que significa o gesto da doação para milhares de crianças.

Programação

Conforme a programação, além das atividades já realizadas na Maternidade Cândido Mariano de Campo Grande, na Santa Casa e no Hospital Universitário de Dourados, as ações continuam nos próximos dias. O Humap realizará na quinta-feira (24), às 8h:

Encontro do Cordão Vermelho (mãe e bebê);

Massagem para mãe e bebê;

Roda de Conversa: Dificuldades no aleitamento materno e doação de leite humano.

Ainda na quinta-feira, haverá entrega de certificados para as mamães doadoras no Hospital Regional, onde também será oferecido um café da manhã.

O Hospital Universitário também fará na sexta-feira (25), às 8h, uma roda de conversa com as funcionárias gestantes e lactantes do Humap. No encontro, serão desenvolvidos exercícios funcionais específicos para gestantes. Haverá também uma palestra com o tema “A importância do Banco de Leite”.

A Semana de Doação de Leite Humano é uma iniciativa destinada à proteção e promoção do aleitamento materno, que visa ainda sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano. Estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, e divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios brasileiros são alguns dos objetivos da Semana Estadual.

Durante toda a Semana ocorrerão atividades alusivas em todos os Bancos de Leite do Estado.

Na solenidade de lançamento ocorrida na semana passada, estiveram presentes a superintendente geral de Atenção à Saúde da SES, médica Mariana Croda; o diretor-presidente da Maternidade Cândido Mariano, médico Cézar Luiz Galhardo; o superintendente do Hospital Universitário, professor Claudio César da Silva; além dos representantes de bancos de leite.

Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Em 2015, uma lei instituiu o Dia Nacional de Doação de Leite Humano que passou a ser comemorado, anualmente, em 19 de maio. A lei determinou ainda que a Semana Nacional fosse comemorada, também anualmente.

Inicialmente, o Dia Nacional era comemorado em 1º de outubro conforme o Ministério da Saúde, por meio de uma portaria de 2003, Art. 1º. Com a lei de 2015, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano passou a ser 19 de maio. A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS