quinta, 02 de maio de 2024
TROCA DE COMANDO

Novo comandante da Brigada Guaicurus ressalta missão de aprimorar segurança na fronteira

15 dezembro 2023 - 16h30Por Dourados News

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), a troca de comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, de Dourados. Após quase dois anos no comando em Dourados, o general de Brigada Marcello Yoshida, deixa o posto para assumir a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, no Rio de Janeiro, e em seu lugar assume o General de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto.

“Cada um que passa pelo comando de uma de nossas unidades sempre agrega alguma coisa, acredito que eu tenha colocando um tijolinho nessa construção. É uma melhoria ao longo de cada processo e minha jornada pessoal aqui foi muito engrandecedora”, disse o General Yoshida sobre o tempo que esteve no comando da 4ª Brigada.

Ele destacou a aptidão da Brigada Guaicurus, que está pronta para agir em qualquer lugar do Brasil em defesa externa, bem como na faixa de fronteira. Ele agora segue para a capital do Rio de Janeiro, onde assume a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.

“Vou com o coração agradecido a tudo o que pude viver aqui em Dourados. Nessa nova missão estou com expectativas muito grandes para contribuir com a ensino do exército e dos capitães que vão passar por lá”, finaliza.

Natural de Jundiaí (SP), o General Prisco, 53 anos, tem um vasto currículo no Exército Brasileiro e já esteve em terras sul-mato-grossenses em 2016 e 2017, quando comandou o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Ponta Porã, além de ter atuado em missões em Dourados no ano de 2021.

“As expectativas são altamente positivas, eu já tive a honra de passar por aqui e estou muito feliz de poder voltar ao Mato Grosso do Sul e ter o privilégio de comandar a 4ª Brigada aqui em Dourados. A minha expetativa é a melhor possível”, ressalta.

O novo comandante assume também a missão de continuar e implementar os trabalhos desenvolvidos dentro da Operação Ágata Guaicurus, realizada ao longo da Faixa de Fronteira dos municípios de Ponta Porã, Aral Moreira, Laguna Carapã, Caarapó, Jutí, Vicentina, Glória de Dourados e Jateí, com o intuito prevenir e reprimir os ilícitos transfronteiriços e crimes ambientais.

“Na próxima segunda-feira vou para linha para acompanhar os trabalhos da Operação Ágata. Nossa intenção é intensificar as operações na região de fronteira buscar parceria com os órgãos competentes para fortalecer os trabalhos”, disse.

O prefeito de Dourados, Alan Guedes, acompanhou a solenidade de troca de comando e destacou os trabalhos desenvolvido pela 4ª Brigada não apenas na segurança da região, como em situações adversas.

“A Brigada Guaicurus é parte da vida da cidade, responsável direta pelo apoio à segura a faixa de fronteira, trabalho que o Comandante Prisco assume agora com a missão aperfeiçoar as ações. Eu quero também parabenizo ao General Yoshida pela promoção e agradecer por toda ajudar que foi dada nos momentos de urgência, como nos casos das fortes chuvas que devastaram regiões de Dourados”, pontua o prefeito.

A Operação Ágata é coordenada pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e conta com a participação de órgãos, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Polícia Militar Rodoviária Estadual, Polícia Militar Ambiental do MS, Polícia Civil, 4º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Civil Municipal de Fronteira de Ponta Porã, 9ª CIPM MS, Iagro MS, Ibama e Infraero.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS