terça, 07 de maio de 2024
SAÚDE

Programa estimula hábitos saudáveis a servidores da SAD

23 fevereiro 2018 - 13h20
Com objetivo de promover a saúde preventiva e incluir hábitos saudáveis no dia a dia do servidor público, a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) recebeu ontem (22), mais uma ação do programa Viva Saúde, desenvolvido pelo Instituto Ação e Cidadania (IAC), através da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems).

Cerca de 100 servidores se cadastraram para participar da ação que tem por objetivo monitorar e atualizar avaliações de prevenção primária, proporcionando mecanismos para melhoria da qualidade de vida e redução de fatores de risco que levam a doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no País.

O titular da SAD, Carlos Alberto de Assis, destaca a importância das ações preventivas da saúde do servidor. "Essa parceria é mais uma forma de promover a saúde do nosso servidor. Seja com a prática de exercícios físicos ou com palestras temáticas, estamos sempre estimulando esse cuidado, com a saúde física ou emocional. O Viva Saúde traz esse cuidado para dentro do ambiente de trabalho, isso já é um grande passo para quem dispõe de pouco tempo para buscar as primeiras orientações".

De acordo com a educadora física, Thays Gonçalves, os procedimentos do programa Viva Saúde são preventivos. "Além da bioimpedância aferimos a pressão arterial, realizamos o teste de glicemia capilar para os diabéticos, e quando há necessidade, realizamos a expedição de guia de exame que avalia o perfil lipídico do paciente. Nosso objetivo é ajudar o servidor a entender como estão suas medidas e, às vezes, se detectamos um quadro de hipertensão ou diabetes já encaminhamos para uma equipe multidisciplinar que realiza o acompanhamento de prevenção secundária" explica.

Entre os servidores atendidos durante a manhã, Sueli Nunes falou da praticidade que a ação traz. "Fico contente pela oportunidade de ter esse atendimento preventivo aqui no trabalho, porque às vezes a gente não tem tempo, ou disposição de fazer uma consulta. Então, essa valorização funcional, que preza a qualidade de vida e o bem estar da gente, é de grande valia" afirma a servidora de 56 anos.

Iniciativa da Coordenadoria Especial de Políticas de Gestão de Pessoas (Cegesp), continua no período vespertino, a partir das 13h30 na sala de reuniões da SAD.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

MEC promove ciclo de debates sobre ICMS Educacional

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Debatedores divergem na Câmara sobre a documentação exigida dos cuidadores de pessoas idosas

DIREITO E JUSTIÇA

Proposta bloqueia acesso a dinheiro que venha de tráfico, organização criminosa e milícia

GERAL

Unicef incentiva adolescentes a tirar título de eleitor