sexta, 23 de fevereiro de 2024

Safra de soja do Brasil é elevada a 66,7 mi t, segundo

10 maio 2012 - 10h30Por Reuters
A estimativa para a safra de soja 2011/12 do país foi elevada a 66,7 milhões de toneladas em maio, contra 65,6 milhões de toneladas previstas no mês anterior, apontou relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado nesta quinta-feira.

Apesar dos efeitos da estiagem, que provocou perdas significativas nos Estados da região Sul e em Mato Grosso do Sul, a Conab elevou ligeiramente sua projeção para a safra de soja no país em relação ao número de abril.

"Nos estados da região Centro-Oeste, com exceção de Mato Grosso do Sul, as condições climáticas foram mais favoráveis e apresentam crescimento na produção", apontou a Conab em seu levantamento semanal.

O Mato Grosso, maior produtor de soja no país, teve crescimento 8,6 por cento na área cultivada e a produção estimada em 21,68 milhões de toneladas, ante 20,4 milhões do ciclo anterior, um aumento de 6,2 por cento.

A Conab também apontou incrementos de produção na região do Maranhão, Tocantins e Piauí.

O Brasil, segundo produtor e exportador global da oleaginosa, colheu um recorde de 75,32 milhões de toneladas no ciclo anterior, segundo a Conab.

A projeção para a safra total de milho foi de 65,9 milhões de toneladas, versus 65,14 milhões de toneladas de abril. Na safra passada, a produção brasileira do cereal somou 57,4 milhões de toneladas.

A segunda safra foi prevista em 30,17 milhões de toneladas, contra as 29 milhões de toneladas estimadas em abril e as 21,5 milhões de toneladas do ciclo anterior.

"Para o milho segunda safra, o clima está bastante favorável em todas as regiões produtoras", informou a Conab. A estatal acrescentou que a ocorrência de chuvas regulares entre janeiro e fevereiro permitiram a realização de grande parte do cultivo do cereal dentro da janela ideal.

A produção de algodão foi estimada em 1,95 milhões de toneladas, ante 2 milhões de toneladas previstas anteriormente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Grupo vai subsidiar políticas de enfrentamento de mortes no trabalho

GERAL

Antropólogos propõem incluir povo indígena em debate sobre bioeconomia

GERAL

Estudo aponta impacto etnorracial no desenvolvimento infantil

GERAL

STF pode agendar audiências para debater revisão da Lei da Anistia