quarta, 24 de abril de 2024

18 outubro 2011 - 08h05
Divulgação (TP)

Atender e orientar sobre abertura de empresas é o principal objetivo da Semana do Empreendedor Individual, que o Sebrae, a Associação Comercial e Empresarial de Eldorado (ACEEL) e a Prefeitura Municipal de Eldorado realizam a partir desta terça-feira, dia 18 de outubro, e até o dia 20, na cidade.



Eldorado está localizada na região sul do Estado onde há mais de três mil empreendedores formalizados. A programação da Semana inclui palestras, oficina e atendimento ao público. Todas as atividades são gratuitas. Os atendimentos individuais a pessoas interessadas em iniciar um negócio próprio ou formalizar a empresa acontecem todos os dias, das 8 h às 17 h, no centro da cidade, na Rua Santa Terezinha, 1015.

Paralelamente, acontecem as palestras na Câmara Municipal de Eldorado. No dia 18, o tema é “Entendendo a Lei do Micro Empreendedor Individual”, às 19 horas, que orienta sobre benefícios, obrigações e oportunidades de negócio da figura jurídica do empreendedor individual.



Na quarta-feira, dia 19, será realizada a oficina sobre contabilidade para o empreendedor individual, das 18h30 às 22h30, com informações sobre anotações de receitas e despesas da empresa; relatórios mensais de vendas, fluxo de caixa e o preenchimento das guias de Previdência Social e FGTS. O cronograma de atividades mescla apresentações e exercícios.

E no último dia, acontece a palestra “Buscando recursos financeiros”, às 19 horas, que visa orientar sobre as linhas de crédito e apresentar o papel do Sebrae, dos bancos e do empreendedor na hora de solicitar os recursos.



Entenda o EI

Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar, no máximo, até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Entre as vantagens oferecidas por essa lei, está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Além disso, oferece acesso aos benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros.



Serviço

Para participar das atividades não é necessário fazer inscrição prévia. A Câmara Municipal de Eldorado fica localizada à Rua Irmão Aristela, 800 – Centro. Mais informações pelo telefone (67) 3473-1617 ou pela Central de Atendimento do Sebrae no telefone 0800-570-0800.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul