Menu
Busca segunda, 14 de junho de 2021

Sistema de plantio direto e área inundada para plantação de arroz atraem futuros agrônomos

21 maio 2012 - 10h00Por Douranews
Acompanhados pelos professores Fábio de Souza e Wilson Finamore, acadêmicos de Agronomia da Unigran visitaram duas propriedades rurais em Rio Brilhante. Durante o passeio, os alunos conheceram novas tecnologias e novos modos de produção. Além disso, verificaram na prática o que veem nas aulas teóricas em sala de aula.

A primeira fazenda visitada pelos estudantes foi a do produtor Lúcio Damália. Segundo o professor Fábio, Damália é um dos produtores mais antigos que utiliza o sistema de plantio direto, com altos níveis de sustentabilidade.

Souza explica que o plantio direto é um sistema de plantio na palha. “O solo não fica desnudo, ele não tem revolvimento. Antigamente usava-se muito o arado e a grade que revolvia o solo para semear, agora esse sistema prioriza o não revolvimento do solo, assim o acúmulo de matéria orgânica torna o solo mais fértil”, afirma.

O produtor conta que o plantio direto começou como uma ideia de alguns produtores. “Algumas pessoas diziam que eramos loucos”, revela Lúcio Damália. Hoje,após 35 anos utilizando o método, também já refinado, o produtor comenta sobre a visita dos acadêmicos. “Na hora em que eles começarem a vida profissional, já terão conhecimento de alguns problemas. São esses acadêmicos que vão resolver os problemas que nós não conseguimos resolver”, comenta o ruralista.

A outra propriedade visitada foi a do produtor Renato Soicani. É uma área de sistema de irrigação de arroz por inundação, onde os alunos tiveram a oportunidade de ver o sistema e os principais fatores que são levados em consideração em um sistema de produção de arroz inundado”.

O professor Fábio lembrou que “essa visita foi uma oportunidade deles estarem vendo o que os produtores fizeram ou adotaram como técnicas em relação ao que eles veem em sala. Eles observaram os benefícios direto do campo e ouviram o produtor falar do sistema. Em relação ao arroz inundado, os alunos conheceram como é uma técnica pouco difundida aqui no Estado”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE DO HOMEM
SES realiza capacitação para profissionais da Atenção Primária de Saúde
INOCÊNCIA
Polícia Militar prende homem por perturbar a tranquilidade e danificar carro de pai idoso
JUSTIÇA
Barroso suspende quebra de sigilo de dois servidores da Saúde em CPI
POLÍTICA
Lira: relatores da reforma tributária serão definidos nesta semana