domingo, 05 de maio de 2024

STJ nega recurso do BB e mantém fim da exclusividade nos consignados

STJ nega recurso do BB e mantém fim da exclusividade nos consignados

29 junho 2012 - 08h40Por Campo Grande News
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou recurso do Banco do Brasil, em decisão na última terça-feira (26), e manteve o fim da exclusividade nos empréstimos consignados para servidores públicos em Mato Grosso do Sul.

Conforme a decisão, proferida pelo ministro Humberto Martins, relator da matéria, a exclusividade nas operações financeiras contraria os princípios da concorrência e livre iniciativa.

No início do ano passado, Banco Central já havia se manifestado de forma semelhante para outros estados do País, além de MS. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) também.

Ocorre que os governos estaduais só seriam obrigados a cumprir a determinação em caso de decisão judicial, como a do STJ.

Em Mato Grosso do Sul, o assunto é polêmica desde que, em 2010, o Governo do Estado decretou que os servidores não poderiam fazer empréstimos em outros bancos que não o BB. Há várias ações na Justiça tentando quebrar o monopólio, que perdurou.

Desde então, representantes de financeiras chegaram a fazer manifestação em Campo Grande para pedir o fim do monopólio e alegam prejuízos como demissão de trabalhadores e fechamentos de lojas em todo Estado.

O governador André Puccinelli (PMDB) já disse, em diversas ocasiões, que os servidores têm a opção de fazer os empréstimos em outras instituições, o que não ocorre na prática.

O contrato com o Banco do Brasil em MS vigora até 2014 e foi firmado em 2008. À época, a instituição pagou R$ 157 milhões para gerenciar a folha de pagamento, com direito à exclusividade do lucrativo negócio de emprestar dinheiro aos servidores com pagamento garantido, direto na folha.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ELEIÇÕES 2024

MPE fiscaliza distribuição de recursos públicos para candidaturas femininas e de pessoas negras

CAMPO GRANDE

Para fugir de atiradores, homem correu para perto de adolescentes que acabaram morrendo

ECONOMIA

Pequenos negócios dominam 93,4% do universo das empresas de Mato Grosso do Sul

ECONOMIA

Dias das Mães: bares e restaurantes esperam aumento de 20% nas vendas