sexta, 03 de maio de 2024
ESTÉTICA

As 5 melhores dicas de como manter a pele saudável durante o inverno

07 junho 2019 - 11h45Por Lovz

O inverno é uma estação complicada para a pele. A umidade baixa do ar e as temperaturas baixas diminuem a transpiração corporal, deixando-a mais seca. Além disso, por causa do frio, tomamos banhos mais quentes. Isso remove nossa oleosidade natural de forma intensa e, consequentemente, diminui o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Tanto o rosto quanto o corpo estão sujeitos ao ressecamento. O clima gelado e seco pode dar um aspecto esbranquiçado à epiderme, indicando a desnaturação das proteínas. Manter a preocupação e redobrar os cuidados são essenciais durante essa época, para chegar ao verão pronta para receber aquele bronze maravilhoso. Pensando nisso, listamos as cinco melhores dicas para preservar a pele de pêssego durante o inverno.


Cuidado com a alimentação

O primeiro passo é abrir o olho e ficar esperta com os alimentos que ingere. Uma alimentação saudável e equilibrada, com todos os nutrientes essenciais para o corpo, traz diversos benefícios – à pele e à saúde.

O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, que são fontes de vitaminas e minerais. Isso ajuda a neutralizar os radicais livres, prevenindo o envelhecimento. A soja é extremamente recomendada no frio, por ser rica em isoflavonas – substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele.


Capriche na hidratação

Beber muita água é essencial para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica sensível e prejudicado por causa do tempo gelado. Um corpo hidratado significa uma pele macia e elástica – sonho de todos nós.

Hidratar a pele é essencial no frio

Para que a pele não sofra com o vento frio e a diminuição da umidade do ar, típicos do inverno, capriche na hidratação com cremes e óleos, mantenha o hábito de passa-los, ao menos, uma vez por dia.

 Passe protetor solar constantemente

Isso mesmo, você não leu errado. Protetor solar no frio? Pois é. O filtro solar pode ser o mesmo que você usa no verão. Ele ajuda a proteger dos raios UV, que aparecem mesmo em dias nublados, e ainda evitar sinais na pele. Essa época também é boa para apagar manchas no rosto, mas ele está com a sensibilidade dobrada – por isso é bacana abusar de hidratante e filtro solar.

    A umidade baixa do ar e as temperaturas baixas diminuem a transpiração corporal, deixando a pele mais seca

 Limpeza e banho morno

Manter a pele limpa, com sabonetes líquidos e esfoliantes, é cuidado básico durante todos os dias do ano. Mas, no inverno, devemos resistir à tentação dos banhos quentes e demorados. Opte por água morna e em um período curto de tempo. O sabonete dever ser indicado para o seu tipo de pele. Use ao menos duas vezes ao dia e aplique um tônico de noite.

 

Procure o dermatologista

Este passo é o principal e deve ser cumprido independentemente da estação. Ir ao dermatologista ajuda a cuidar da pele de forma profunda, detalhada e profissional – com procedimentos adequados. Além disso, ele oferece um diagnóstico completo da situação de sua epiderme e indica os produtos de acordo com a sua necessidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS