sexta, 26 de abril de 2024
SAÚDE

Você tem bruxismo? Saiba quais causas e como preveni-las

23 julho 2019 - 12h00Por Luíza Tiné, para Blog da Saúde

Na correria do dia a dia quando chegamos em casa o que mais queremos é relaxar e dormir. Mas já parou para pensar o que acontece com seu corpo quando estamos dormindo? Difícil saber, não é mesmo? Por isso, muitas pessoas não sabem que sofrem de bruxismo.

“Há oito anos eu percebi que meus dentes estavam com quebradinhos e eu sentia muita dor de cabeça, ainda sem saber do que se tratava, quando eu fui ao dentista ele me falou que eu estava com bruxismo” relatou o empresário Lauro Pereira de 27 anos.

Mas o que é bruxismo? “É um transtorno em que o indivíduo aperta ou range os dentes, de forma involuntária ou semivoluntária, durante o sono (bruxismo noturno) ou acordado em situações de estresse (bruxismo em vigília) ”, explicou a Flávia Oliveira, analista técnica da coordenação-Geral de Saúde Bucal.

Por meio da diferenciação de tipos pode-se identificar a origem e causas do problema bem como o tratamento adequado. “Enquanto o bruxismo em vigília é mais relacionado ao estresse, ansiedade ou uso de medicações, o bruxismo noturno é considerado um distúrbio de movimento relacionado ao sono, que pode ser desencadeado também pelo uso de medicamentos, por distúrbios neurológicos ou alterações respiratórias (como apneia) ”, complementa a técnica do Ministério.

Lauro diz que as vezes range os dentes quando está estressado “é muito raro, mas quando eu estou muito nervoso ou preocupado também tenho bruxismo, só que é mais comum durante a noite”, revelou ele.

Segundo a técnica, o diagnóstico do bruxismo é clínico. “O ranger de dentes pode ser relatado por pessoas que moram com o paciente, no caso do bruxismo do sono. No caso do bruxismo em vigília, é o próprio paciente quem diz ao dentista que fica com os dentes encostados ou apertados”, destaca.

Entre alguns fatores prejudiciais do bruxismo está a qualidade de vida do paciente. “Principalmente por alguns sintomas e sinais como: dores no pescoço, mandíbula e músculos da face; dor de cabeça; cansaço; alterações no sono; desgastes dentários; sensibilidade; amolecimento dos dentes, estalos ao abrir e fechar a boca, entre outro”, explicou a técnica.

Diagnóstico

Quanto ao diagnóstico profissional pode-se observar desgaste dentário, fratura de restauração ou de dente, língua marcada pelos dentes e/ou linha branca na parte interna da bochecha. Além disso, o bruxismo noturno pode ser um sinal relacionado a apneia do sono e pode apresentar desgastes dentários ainda mais severos.

Tratamento

O controle do bruxismo depende do grau de seriedade e deve ser feito em conjunto entre dentistas, médicos e psicólogos. Entre as formas de tratamento para o bruxismo, é comum a indicação de uso de placas estabilizadoras, medicamentos, acupuntura.

O Sistema Único de Saúde oferta o procedimento denominado “Placa Oclusal”, um dispositivo confeccionado de forma individualizada, em resina acrílica, que se encaixa entre as arcadas dentárias. O objetivo deste aparelho é controlar as forças que agem no sistema mastigatório, promover alívio dos sintomas de Disfunção Temporomandibular (DTM) e proteger os dentes da atuação de cargas traumáticas adversas provenientes de hábitos parafuncionais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue