sexta, 03 de maio de 2024
AGRONEGÓCIO

Antes de concluir plantio, MS já vendeu 32% da safra de soja

13 novembro 2019 - 12h30Por André Bento/Dourados News

Mesmo com o atraso no plantio da soja por causa da falta de chuva, Mato Grosso do Sul já tem 32% da safra 2019/20 comercializados, conforme levantamento realizado pela Granos Corretora até 11 de novembro. O setor agropecuário estadual estima produzir 9,906 milhões de toneladas, com produtividade média de 52,19 sacas por hectare.

No mais recente boletim casa rural divulgado pela Famasul, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, é revelado que até sexta-feira (8) haviam sido cultivados aproximadamente 1,908 milhão de hectares. A área total prevista é de 3,163 milhões de hectares.

“A região centro está com o plantio mais avançado, em média 61,6%, enquanto a região norte está com 60,1% e a região sul com 59,9% de média”, aponta o Projeto SIGA, que envolve equipes de especialistas para acompanhamento das safras.

ALERTA

Na semana passada, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, reconheceu haver alerta por causa do atraso no plantio.

“Temos o desafio de terminar o plantio nas próximas semanas, de olho no início da segunda safra de milho. Visto que a perca da janela ideal pode comprometer a produção da safrinha e isso tem colocado agricultores e entidades em alerta”, detalhou.

MUNICÍPIOS

Conforme o Projeto SIGA MS, na região sul do Estado os municípios com plantio mais avançado são Antônio João e Maracaju, que cultivaram 80% de suas áreas. Em seguida aparecem Laguna Carapã, Aral Moreira e Jardim, acima de 70%. Dourados ainda não alcançou 50%.

Na região centro Sidrolândia lidera, acima de 70%, enquanto Campo Grande e Rio Brilhante chegaram a 50%. E na região norte Costa Rica lidera, com quase 90%, seguido por Alcinópolis, com 80%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS