sexta, 26 de abril de 2024

Banda fronteiriça, Surfistas de Trem, é destaque no programa Meu Mato Grosso do Sul.

29 novembro 2012 - 00h00Por Fonte: Assessoria
A banda fronteriça, Surfistas de Trem será destaque do programa Meu Mato Grosso do Sul, deste sábado (01/12/12). O programa é exibido a partir das 13 e 30, pela TV Morena, afiliada rede Globo, para todo o estado de Mato Grosso do Sul. Ancorado pelo músico, Márcio de Camillo, o Meu MS é considerado atualmente como o melhor programa cultural do estado.

Com pouco mais de 5 anos de formação, a banda se tornou a revelação da música alternativa no estado, com a criação de uma música urbana regional, ao qual intitulam como “Moderna Música da Fronteira”.

“Nossa música é um grito fronteiriço, falamos da nossa terra e exaltamos nossa miscigenação, nosso trabalho é dedicado as cidade irmãs, Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, queremos mostrar que em nossa fronteira existe muito mais do que as notícias policias”, ressaltou o guitarrista Cleyto Vieira.

A oportunidade de participar do programa, surgiu após convite da produção do programa tomar conhecimento desta nova fase da música fronteiriça, que tem como precursores a banda Surfistas de Trem e iniciou-se com a gravação da primeiras canções autorais da banda, Soy Surfista e Canto pra Jah. As canções fazem parte do primeiro disco da banda, que leva o nome de “Samba Raggae and Roll – De uma fronteira sem fronteiras”, e foi responsável pelo lançamento da banda para todo o estado como os principais representantes musicais da fronteira. Com a divulgação das canções do primeiro CD, a banda acumula em pouco mais de um ano e meio, diversas participações em projetos da Fundação de Cultura do MS (FCMS), sendo alguns deles, Kit de Difusão Musical 2011, Som da Concha, Talentos da Nossa Terra, Estúdio 104 e Festival América do Sul, sendo este último o maior evento cultural do estado.

No primeiro CD a banda buscou mesclar as influências sonoras de todos os integrantes, e caminha entre o soul, o reggae, samba rock e rock and roll, tudo isso associado com a questão da miscigenação fronteiriça, apresentada nas letras das canções seja ora em espanhol, ora em português. Mesmo com o reconhecimento estadual, a banda acredita que ainda precisa de mais apoio na fronteira. “ Temos conseguido estar onde nenhum outro artista da fronteira já esteve, e tudo isso sem apadrinhagem, sem apoio financeiro algum, temos levado o nome da fronteira para todo o estado do MS, mostrando nosso trabalho e impressionando grandes nomes da música do MS , como Geraldo Espíndola, temos mostrado uma fronteira diferente do que a mídia está acostumada a retratar, temos mostrado o lado positivo, o da nossa cultura tão híbrida e miscigenada, mas mesmo assim acredito que o apoio que recebemos na própria fronteira ainda é pouco. O apoio que recebemos é principalmente do setor público, em especial da FUNCESPP, nas pessoas do seu diretor-presidente Adir Teixeira, e do diretor de cultura, Eder Rubens, mas ainda sim sentimos falta do apoio principalmente das rádios, já que nossas canções em sua maioria é uma homenagem a fronteira, e é o povo daqui que gostariamos que escutassem nossas canções.” destacou João Caetano, vocalista e líder da banda.

O lançamento oficial do primeiro CD, tem data marcada para a segunda quinzena de dezembro, e contará com algumas participações especiais, ainda a serem confirmadas. Os Surfistas de Trem são João Caetano, guitarra e vocal, Cleyto Vieira, guitarra, Renan Dorta, baixo, George Parah, bateria e percussão e Alexandre Parra na produção musical.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue