sexta, 03 de maio de 2024

Brasil antecipa em um ano a meta de doadores de órgãos

31 julho 2012 - 00h00
*Fonte: Terra


Nos primeiros quatro meses do ano, o Brasil alcançou a taxa de 13,6 doadores de órgãos para cada 1 milhão de habitantes, meta prevista para ser alcançada apenas em 2013, aponta um levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde.

O número representa um total de 726 doadores, aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 564 doadores, e a meta nacional era 11,4 doadores para cada 1 milhão de pessoas. No primeiro quadrimestre de 2012, foram feitos 7.993 transplantes, crescimento de 37% em comparação ao mesmo período de 2011, ante 5.842 transplantes.

O levantamento indica que a Região Norte registrou aumento de 109% no total de transplantes, enquanto no Centro-Oeste a melhora foi de 103%. Outro dado mostra que os transplantes de coração, considerados de alta complexidade, cresceram 61% no mesmo período.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que no início da década a média nacional era 5 doadores para cada 1 milhão de habitantes e que, em 2011, o País já havia batido o recorde de superar, pela primeira vez, o índice de 10 doadores por milhão.

''Acreditamos que vamos sustentar este aumento. Ainda teremos o impacto de uma portaria publicada em maio de 2012 que ampliou em 30% o valor do procedimento que o ministério paga para transplante de rim e em até 60% quando o hospital realiza um número maior de transplantes complexos como de pulmão e de coração'', disse.

A expectativa da pasta, de acordo com o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Heder Murari Borba, é chegar ao final deste ano com a média nacional de 14 doadores para cada grupo de 1 milhão de brasileiros. Segundo ele, Estados como São Paulo, Santa Catarina e o Ceará já registram índices superiores a 20 doadores por 1 milhão de habitantes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS