sexta, 03 de maio de 2024

Cascas e sementes: benefícios, como consumir

14 agosto 2012 - 00h00Por Fonte: G1
São poucas as pessoas que consomem as cascas dos alimentos, porém elas possuem muitos benefícios para a saúde. É nessa parte que encontramos a maior parte das vitaminas e nutrientes. Veja algumas cascas e suas propriedades:

1. Abacaxi: a casca do abacaxi é rica em água e fibras. Possui vitaminas A, B1 e C, sendo a vitamina C em maiores quantidades que na polpa. Ela ainda possui em sua composição enzimas de clorofila que proporcionam sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento.

Dicas de consumo: a casca pode ser aproveitada através de chá com folha de carqueja, auxiliando no emagrecimento. Pode, também, ser usada no suco de abacaxi com hortelã, sem dispensar a casca.

2. Banana: a banana possui em sua casca grandes quantidades de vitaminas A, C e B e ainda uma rica quantidade de fibras e potássio. Ela ajuda no controle do apetite e perda de peso.

Dicas de consumo: a casca da banana pode ser transformada em farinha, farofa, geleia e até ingrediente para bolo. A casca deve ser torrada e moída para que vire farinha e assim pode ser consumida junto aos demais alimentos.

3. Maracujá: além dos benefícios calmantes da fruta, a casca possui uma substância conhecida como pectina, que auxilia na redução dos níveis de colesterol sanguíneo. A parte branca da casca é onde fica mais concentrada essa sustância.

Dicas de consumo: a forma mais indicada de consumo é a farinha. Para fazer essa transformação é necessário assar a casca por aproximadamente 40 minutos e em seguida batê-la no liquidificador. A farinha pode ser consumida junto a saladas, sopas, iogurtes e shakes.


A casca de marcujá auxilia no controle do colesterol.
Veja também receita de bolo com cascas de frutas

Benefícios das sementes e dicas de consumo

As sementes são alimentos que além de possuirem muitos nutrientes, proporcionam diversos benefícios à saúde, como prevenir e tratar doenças. Confira algumas sementes:

1. Semente de abóbora: é rica em potássio, fósforos, fibras, cálcio, magnésio e vitaminas A, b3 e E. São muito eficazes no tratamento e controle da pressão arterial e prevenção do envelhecimento.

Dicas de consumo: essas sementes podem ser consumidas juntamente com a abóbora refogada, em doces e até como farinha. Para fazer a farinha basta torrar a semente e triturar no liquidificador. A farinha pode ser adicionada nas refeições.

2. Gergelim: excelente fonte de cálcio, ferro, vitaminas B e fósforo. São ótimas para funcionamento do intestino e prevenção de hemorróidas.

Dicas de consumo: pode ser consumida integral junto aos alimentos como leite, iogurte, frutas e até nas refeições como almoço e janta.

3. Linhaça: rica em carboidratos, fibras, proteínas, ômega 3 e ômega 6. Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, perda de peso e são excelentes para a beleza da pele.

Dicas de consumo: a farinha e o grão integral são as formas mais consumidas. Elas podem ser adicionadas na fabricação de alimentos como pães e bolos. A linhaça pode ser consumida também com iogurtes e shakes.

4. Quinoa: fonte de carboidratos, vitaminas, proteínas, minerais, cálcio, fibras e aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Essa semente é importante para absorção de cálcio nos ossos, desempenho da memória e reflexos.

Dicas de consumo: a quinoa pode ser transformada em farinha e também consumida em grão inteiro. São excelentes para a fabricação de pães e bolos integrais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS