sexta, 26 de abril de 2024

Confira 10 maneiras de aprimorar sua capacidade mental

Confira 10 maneiras de aprimorar sua capacidade mental

11 janeiro 2013 - 07h00Por Universia
O cérebro é um dos órgãos mais incríveis do corpo humano. Ele é responsável pelo controle do sistema nervoso e de muitas outras funções, entre elas o raciocínio. Para conseguir estudar e trabalhar de maneira cada vez melhor, confira a seguir 10 dicas que vão ajudar você a aprimorar sua capacidade mental:

*Faça algo novo

Ao experimentar coisas novas, você coloca seu cérebro para se exercitar, pois o estimula a fazer novas conexões. Isso cria novos caminhos neurais, que aumentam sua inteligência e capacidade de raciocínio.

*Se exercite regularmente

Diversos estudos comprovam que a prática de exercícios regulares auxilia na regeneração cerebral, ou seja, ajudam seu cérebro a se manter sempre jovem e em bom funcionamento.

*Treine sua memória

Quantas vezes você já não pensou em como seria bom ter uma memória melhor? O necessário para isso é disciplina e treino constante. Ao invés de sempre recorrer a sua agenda de contatos, procure decorar o número das pessoas que mais entre em contato, por exemplo.

*Seja curioso

Ao invés de aceitar sempre as coisas como elas são apresentadas para você, desenvolva o hábito de questionar tudo. Pesquisa as origens, maneiras diferentes de pensar sobre o mesmo assunto e não limite seus conhecimentos apenas para aquilo que é de seu interesse ou opinião.

*Pense positivo

O estresse e a ansiedade são muito perigosos para sua saúde. Além de piorar quadros de diabete e pressão alta, também prejudicam o raciocínio e memorização.

*Alimentação saudável

A alimentação tem um grande impacto no funcionamento cerebral. Já que o cérebro consome cerca de 20% dos nutrientes e oxigênio, é muito importante pensar em tudo aquilo que você coloca para dentro de seu corpo.

*Leia

Além de aliviar a tensão e estresse, a leitura ajuda você a exercitar seu cérebro de uma maneira muito agradável e até mesmo relaxante.

*Durma

O sono funciona como uma “limpeza” para o cérebro. Ele permite que os neurônios se regenerem e remove todas as toxinas acumuladas durante o dia.

*Pare de usar o GPS

Ler mapas é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu cérebro. Ao invés de sempre confiar no GPS para se locomover, utilize mapas tradicionais que irão aguçar sua inteligência espacial.

*Esqueça a calculadora

Lembre-se de seus dias de escola, em que as calculadoras eram terminantemente proibidas, e faça as contas utilizando apenas o lápis, papel e seu cérebro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal