sexta, 26 de abril de 2024
MS

Crianças tem sobrenome acrescentado de avô materno após decisão da Justiça em MS

26 setembro 2020 - 14h00Por G1 MS

A mãe de duas crianças conseguiu na Justiça acrescentar o sobrenome do pai na certidão de nascimento dos dois filhos como forma de homenageá-lo, após sua morte, há um ano, em Sete Quedas, a 466 km de Campo Grande.

Segundo a advogada da família, Aline Feliz da Silva, ela conta que teve acesso a decisão na última terça-feira (22) e ficou feliz com o resultado depois que a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul autorizou as duas crianças de 12 e 5 anos, a acrescentar na certidão de nascimento o sobrenome do avô materno como forma de homenageá-lo.

A ação foi proposta logo após a morte de Avelino Martins de Quadros, em outubro do ano passado. O homenageado não possuía nenhum familiar para dar continuidade em seu nome, pois era filho único e, pensando em todo o carinho que este avô tinha para com seus netos, a Justiça permitiu a mudança.

Segundo o pedido, Julia Moraes Feliz, de 12 anos, e José Moraes de Quadros Feliz, de 5, vão retirar "Moraes", que é o sobrenome da avó materna, para a inclusão de "Quadros".

Conforme a mãe das crianças, Suzana Moraes de Quadros, ela conta que quando registrou o nome dos filhos, não tinha a consciência que estava retirando a origem do pai: "Como ele não tinha ninguém, quem continuaria a origem seria eu, mas como muita gente fala que o certo é acrescentar o sobrenome do pai das crianças, acabei não colocando o sobrenome dele e agora, quero fazer essa homenagem", explicou.

De acordo com advogada da família, e também sobrinha da Suzana, Aline contou que de início o pedido foi negado pela Justiça, após a alegação de que colocar os sobrenomes dos dois avós tornaria os nomes dos netos muito longos e as crianças poderiam sofrer algum tipo de preconceito.

Após a defesa recorrer para determinar a inclusão do sobrenome do avô materno, com a exclusão do sobrenome da avó materna, o pedido foi aceito por unanimidade.

Segundo Aline, o homenageado estava doente, mas mesmo assim fazia questão de ver todos os dias os netos. O caçula, José, chegou a ficar depressivo com a morte do avô. A filha ainda se recupera da perda.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue