Menu
Busca terça, 21 de setembro de 2021

Dourados registra 1ª morte por leishmaniose humana

20 setembro 2013 - 00h00
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou ontem, através de nota técnica, a primeira morte registrada em Dourados por leishmaniose visceral em humanos deste ano. Esta foi à conclusão do resultado de teste preliminar e depois confirmado pelo Laboratório Lacen, de Campo Grande, como sendo uma das causas da morte de um senhor de 61 anos.

De acordo com a nota, a investigação epidemiológica começou no dia 10 deste mês. Segundo busca de dados preliminares, o paciente com idade avançada, era alcoólatra, fumante de longa dada e morava sozinho. Na maior parte do tempo passava fora da cidade, pois era montador de silos. Segundo a família, ele ficou pelo menos sete meses em Mato Grosso no ano passado.

O paciente esteve internado no Hospital da vida no dia 20 de agosto, em seguida no Hospital Cassems, onde foi transferido para o Hospital Universitário, no dia 4 de setembro.

No momento da internação no HU, o médico informou que paciente relatou quadro de apatia, cansaço e perda de peso (cerca de 14 quilos) nos últimos seis meses. Referiu-se ainda à dispnéia progressiva nos últimos 15 dias, seguido de hemoptise, febre e sudorese noturna.

Houve a suspeita da tuberculose, onde foi colocado em isolamento respiratório e descartado posteriormente. No dia 6 deste mês, houve a suspeita clínica de leishmaniose visceral, onde o médico solicitou o teste rápido, que deu resultado positivo.

Diante disso, foi iniciado tratamento. No dia 10, o paciente passou a apresentar complicações que evoluiu para uma parada cardiorrespiratória, onde veio a falecer.

O teste foi confirmado pelo Laboratório Lacen, como a causa básica da morte: pancitopenia e causas secundárias a cirrose hepática alcoólica e leishmaniose visceral.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Comissão especial da PEC dos Precatórios será instalada hoje na Câmara
POLÍCIA
Homem é preso por receptação de veículo furtado em SP e trazido para o MS
BONITO
Presidente da Sanesul recebe Prêmio Piraputanga das mãos do ministro do Turismo
LEGISLATIVO DE MS
Neno Razuk solicita a Sejusp a retomada dos serviços emissão de RG em Água Clara