quarta, 01 de maio de 2024

Fachadas de prédios históricos são descaracterizadas no centro de Corumbá

22 agosto 2012 - 00h00Por Fonte: Capital do Pantanal
Embora tardia a decisão do Ministério Público e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) obriga as lojas comerciais que ocupam prédios históricos na área central a tornarem visíveis as fachadas dos mesmos, cuja despoluição é uma maneira de valorizar o centro histórico da cidade.

Embora a maioria dos prédios históricos tenha sido demolida para dar lugar a modelos arquitetos conhecidos como “caixotes”, predominantes no centro, a medida permite preservar o que ainda resta na região de entorno da área tombada como patrimônio histórico – o Casario do Porto.

No entanto, apesar da preocupação e das recomendações do MP e do Iphan, um casarão construído no início do século passado no número 1130, na rua Delamare, está passando por reformas e sendo descaracterizado. No rodapé de sua bela fachada, foram colocados azulejos brancos – uma aberração!

Observando melhor as intervenções que ocorreram e vem ocorrendo nos prédios que compõem a arquitetura colonial, no centro, a despoluição visual vai expor também verdadeiras agressões à história. O prédio da Justiça Federal, por exemplo, substituiu as grandes portas originais de madeira por janelões de vidro fumê.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL

Pacheco anuncia sessão para debater dívidas dos municípios e desoneração

SAÚDE

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

GERAL

Aposentados seguem no mercado de trabalho para complementar renda

BRASIL

Greves de trabalhadores aumentaram 6% no país em 2023