quinta, 25 de abril de 2024
RURAL

Máquinas avançam por 1,3 milhão de hectares e colheita do milho entra na metade final

07 agosto 2019 - 11h15Por André Bento/Dourados News

A colheita do milho 2ª safra está na metade final em Mato Grosso do Sul. Especialistas ligados ao setor afirmam que as máquinas já avançaram por mais de 1,3 milhão de hectares e a produtividade média de 88 sacas por hectare possibilita manter a projeção otimista de 10,127 milhões de toneladas de produção.

Divulgado no final da tarde de terça-feira (6), o mais recente Boletim Casa Rural da Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) revela que a região norte está com a colheita mais avançada, em média de 92,1%, enquanto o sul do Estado tem 70,5% e o centro 64,5%.

Esses dados correspondem ao apurado até dia 2 de agosto pelo Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) a partir de informações coletadas em contatos com empresas de assistência técnica, sindicatos rurais e empresas privadas dos principais municípios produtores.

A entidade detalha que Batayporã está prestes a concluir os trabalhos, com mais de 90% concluídos. Laguna Carapã avançou por 85% da área cultivada e Nova Andradina por 80%. A colheita também segue firme em Amambai, Coronel Sapucaia, Maracaju, Dourados, Itaporã, e Fátima do Sul, com índices em 70% ou mais.

Também com mais da metade da área colhida figuram os municípios de Anaurilândia, Aral Moreira, Bela Vista, Caarapó, Douradina, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Juti, Naviraí, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina.

As menores médias, até agora, correspondem a Antônio João, Bonito e Jardim, abaixo de 50%.

A exemplo do que projetou nos seus três mais recentes boletins, o SIGA MS mantém expectativa de produção aproximada de 10,127 milhões de toneladas em todo o Estado nessa safra, que tem obtido produtividade média de 88 sacas por hectare em meio a seus 1,918 milhão de hectares cultivados com milho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue