sexta, 26 de abril de 2024
ESTRATÉGIAS

Neno Razuk acompanha ações de prevenção à covid-19 em aldeias

15 maio 2020 - 10h30Por Redação

Após solicitações do deputado estadual Neno Razuk (PTB) o Governo do Estado divulgou as estratégias de prevenção e monitoramento de casos da Covid-19 com indígenas de Mato Grosso do Sul. O deputado é presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas na Assembleia Legislativa. 

“É importante dar atenção a esse público, com ações efetivas, monitorando os casos suspeitos, auxiliando no isolamento e orientações para higiene e prevenção ao novo coronavírus. É preciso considerar as peculiaridades de cada aldeia”, lembrou Razuk. Atualmente há 80 mil índios em solo sul-mato-grossense, considerada a segunda maior população indígena do Brasil. 

O governo anunciou estratégias de monitoramento em Dourados e expansão a Amambai. Para o parlamentar apenas um caso já acende o alerta.

“É uma comunidade mais vulnerável, que merece atenção. É preciso a expansão para todos os polos, porém como as ações já começaram, vamos acompanhar”, garantiu.
 
O Governo do Estado afirmou que o Comitê de Operações de Emergência (COE) tem ações para populações de vulnerabilidade, como indígenas e refugiados, entre outros. A população indígena, especificadamente, conta com a implantação das unidades de vigilância.

Com isso, as unidades de saúde que atendem as aldeias são treinadas para fazer a coleta, armazenamento dos exames e monitoramento dos pacientes.

O parlamentar, que também faz parte da comissão de enfrentamento à Covid-19 da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, acompanha todas as ações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue