sábado, 27 de abril de 2024

PDT irá a Justiça para barrar uso da máquina pública nas eleições de Aquidauana

15 agosto 2012 - 00h00Por Fonte: Assessoria
A coligação “Amor, Ordem e Progresso”, comandada pelo ex-prefeito Zé Henrique, do PDT, ingressará, nesta semana, com representação contra a coligação “Aquidauana no Rumo Certo”, do atual prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), por suposto abuso de poder e uso da máquina pública na corrida pela sucessão da prefeitura.

A denúncia leva em consideração Boletim de Ocorrência registrado no dia 9 de agosto pelo servidor público municipal e pastor evangélico, Luís Fernando da Costa, de 70 anos, contra o motorista de Fauzi, conhecido por Batata; o agente de saúde, Cleomir da Silva Cristaldo e mais dois policiais militares lotados no Batalhão de Aquidauana e que seriam do Serviço Reservado da PM.

À polícia, o pastor relatou que distribuída cópias de uma matéria sobre impugnação da candidatura do prefeito quando foi cercado pelo grupo em pátio de supermercado. Durante a “revista”, o idoso disse que sumiram do seu bolso R$ 200.

Batata e Cleomir, segundo Costa, estavam em uma S10 prata placas EDX 1979, locada à Prefeitura de Aquidauana e adesivada com material de campanha de Fauzi Suleiman. Os policiais ocupavam um Palio branco placas HSY 9925 e seriam Chastel e Mendes, conforme consta no Boletim de Ocorrência. Eles estavam armados com pistolas calibre ponto 40.

Além de tapas e empurrões, o idoso disse que os agressores fizeram ameaças à sua família, o que o deixou apavorado. A ordem era para que ele parasse de distribuir as cópias de matérias contrárias ao prefeito.

O presidente da Associação de Moradores do bairro São Francisco, Florindo Quintana, testemunhou o fato. Ele conta que chamou outra viatura da Polícia Militar para tomar as providências necessárias, mas ao invés disso, os policiais nada teriam feito, apenas aconselhado as partes a “entrar em acordo”.

“Estão usando funcionários da prefeitura para coagir eleitores”, concluiu o advogado da coligação “Amor Ordem e Progresso”, Gustavo Pelicioni. Segundo ele, ainda nesta semana será apresentada representação à Justiça Eleitoral por uso da máquina na campanha e abuso de poder.

Repercussão na Assembleia

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira (14) para denunciar as supostas irregularidades. “Vou usar de minhas prerrogativas de parlamentar para impedir que isso aconteça. Defendo eleições limpas, seriedade, transparência. Não vou permitir que o povo seja privado de sua livre consciência”, disse.

“Já vivenciamos situações tensas na campanha eleitoral passada. Até um carro foi incendiado. Não queremos e não vamos permitir que esse clima de terror se estabeleça. A população vai decidir soberanamente, os eleitores terão direito de se manifestar, vou colocar meu mandato na defesa da democracia, do direito e da decência”, concluiu Felipe Orro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência