quinta, 25 de abril de 2024

Plano de Saúde é condenado a custear cirurgia de gastroplastia

07 dezembro 2012 - 08h18Por Fonte: TJMS
O juiz titular da 11ª Vara Cível de Campo Grande, José Eduardo Neder Meneghelli, condenou a Unimed Campo Grande - Cooperativa de Trabalho Médico a custear o procedimento de gastroplastia por laparoscopia, além das despesas necessárias para o procedimento à autora da ação, R.D.B.

De acordo com os autos, a autora alega que há vários anos faz tratamentos contra obesidade e que, apesar dos feitos, em nenhum deles obteve bons resultados. R.D.B. também narra que, com o aumento constante de peso, sofre de outras enfermidades como pré-diabetes, pressão alta, depressão, gordura no fígado, artrite nos joelhos e má circulação sanguínea nas pernas e pés.

Desse modo, após diversos exames e avaliação de endocrinologista, psiquiatra, psicólogo, cardiologista e nutricionista, a autora consultou um médico cirurgião bariátrico, que a recomendou uma gastroplastia para obesidade mórbida, por meio da técnica de videolaparoscopia.

Assim, R.D.B. solicitou a autorização à ré para a cobertura da cirurgia pelo plano contratado, mas, no entanto, a Unimed negou a autorização para o procedimento, alegando que ele não está na lista da Agência Nacional de Saúde.

Em contestação, a ré Unimed Campo Grande aduz que a cirurgia da autora pode ser escolhida, não sendo, assim, de emergência ou de urgência. A ré também aponta que não há prova de qualquer contraindicação da cirurgia pelo método convencional, que o direito da autora não pode ser preservado em resolução normativa ainda não vigente. Por fim, afirma que R.D.B. contratou o plano de saúde sabendo que a cobertura seria dependente aos procedimentos constantes da lista de procedimentos da Agência Nacional de Saúde.

Para o juiz, “o fato de não haver previsão em resolução da ANS a respeito da possibilidade de se fazer a gastroplastia por laparoscopia não exime a ré de cumprir o contrato e autorizar a cobertura do procedimento para a autora, já que a simples ausência de previsão em resolução é fato insuficiente para obstar a realização do procedimento, quando isso não se traduz em desvio de finalidade do contrato firmado entre as partes”.

O magistrado argumenta que “não é admissível que a cobertura contratada se restrinja aos procedimentos previstos em resoluções, que, em verdade, se constituem em referência básica para as operadoras de plano de saúde. A conduta da ré fere direitos da autora como consumidora e cidadã, porquanto afronta normas básicas do Código de Defesa do Consumidor e cerceia o direito fundamental à saúde com base em justificativas desprovidas de fundamento juridicamente plausíveis”.

O juiz conclui que “de acordo com a Resolução 262/11, a gastroplastia por laparoscopia, como reconhece a ré, tornou-se procedimento básico a ser observado pelas operadoras de plano de saúde, do que a operadora já tinha conhecimento antes do ajuizamento desta ação, fundando sua recusa tão somente no fato de que referida resolução ainda não estava em vigor, o que não se constitui em fato impeditivo do direito para o qual se reclama a tutela pretendida. Pelo exposto, julgo procedente o pedido e condeno a ré a prestar cobertura em favor da autora para o procedimento de gastroplastia por laparoscopia, arcando, também, com as despesas necessárias à realização do procedimento”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue