sexta, 26 de abril de 2024
RURAL

Plantio da safra da Soja já atingiu 12,4% em Mato Grosso do Sul

23 outubro 2019 - 08h45Por Dourados News

Em Mato Grosso do Sul a área plantada da soja monitorada pelo projeto Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) chegou aos 12,4% até o dia 18 de outubro. No estado, o plantio está autorizado desde o dia 16 de setembro, fim do vazio sanitário. Esse é o tema do Mercado Agropecuário desta segunda-feira (21), que acompanha a cadeia produtiva da oleaginosa.

Segundo a analista técnica do Sistema Famasul, Tamiris Azoia, o cultivo segue atrasado em relação ao ano anterior, devido à demora no início das chuvas. “A abertura do período de plantio foi caracterizada pela estiagem, que se estendeu durante todo mês de setembro. Diante deste fato, a grande maioria dos produtores postergou o plantio a espera melhores condições climáticas para a semeadura da cultura, que tem se normalizado apenas agora, em meados de outubro”, afirma.

A perspectiva para a safra de soja 2019/2020 é um aumento de área de aproximadamente 6%, que significa um total de 3,1 milhões de hectares, com uma produção total estimada de 9,9 milhões de toneladas e produtividade média esperada de 52 sacas por hectare.

Comercialização – Segundo levantamento realizado pela Granos Corretora, até 14 de outubro, Mato Grosso do Sul já havia comercializado 28% da safra de soja 2019/2020, avanço de 1% em relação a igual período da safra 2018/19. Já a segunda safra do milho deste ano vendeu 61,25%, avanço de 2% em relação a igual período da safra passada.

As cotações no mercado interno têm refletido as altas na Bolsa de Chicago, em conjunto a oferta ajustada pelo baixo excedente de soja e também as consecutivas valorizações da moeda americana que encerrou no dia 18 de outubro cotada em R$ 4,14.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha

POLÍTICA

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

EDUCAÇÃO

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

SAÚDE

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças