Na tarde de segunda-feira, dezenas de policiais da ROTA (Ronda Ostensiva Tobias Aguiar), uma unidade de elite da polícia paulista, iniciaram em Ponta Porã, ações dentro da operação SULMaSSP, que engloba ações policiais no combate a crimes transfronteiriços interestaduais em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
O comandante da Polícia Militar em Ponta Porã,coronel Edson Guardiano, confirmou a presença dos policiais, porém não pôde fornecer detalhes sobre a operação.
Ele ressaltou que essa parceria entre as secretarias estaduais fortalece as ações conjuntas entre as polícias, permitindo a troca de informações e conhecimentos relacionados à inteligência policial e interesses operacionais. O coronel destacou ainda que o que acontece no Mato Grosso do Sul reflete em todo o Brasil, e a troca de experiências é uma excelente forma de combater a criminalidade.
Além de Ponta Porã, as ações da operação também devem ocorrer nas cidades de Dourados, Amambai, Mundo Novo, Naviraí e Três Lagoas. A presença desses policiais de elite traz uma expectativa de intensificação das atividades de combate ao crime nessas regiões.