quinta, 02 de maio de 2024
NA FRONTEIRA

Governo não convoca aprovados em concurso e fronteira fica sem fiscal

Validade de concurso está terminando e não deve haver convocação

23 maio 2018 - 12h30Por Da redação

Prestes a terminar o prazo de validade do concurso de fiscal tributário e auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) de 2014, o governo do Estado não prevê convocação dos candidatos aprovados até a data limite. Enquanto isso a fronteira fica livre para sonegadores de impostos e o crime organizado. 

A falta de fiscalização é o maior facilitador das quadrilhas que entram pelo Estado, prejudicando a arrecadação de impostos. Quem perde é o próprio governo que deixa de ganhar. Mercadorias ilegais entram nas cidades, prejudicam o comércio local e contribuem para os índices de criminalidade. 

Os candidatos reclamam da falta de sensibilidade do governo em convocar os aptos a trabalharem, já que a realidade do quadro de servidores hoje é pior do que a da época do concurso.

“Os primeiros aprovados foram sim nomeados, mas as vacâncias que ocorreram após a nomeação desses são muito superiores às nomeações, por isso a quantidade de servidores na ativa atualmente é muito inferior a quantidade que se verifica antes da nomeação de 100 candidatos em 2016”, explica o aprovado Marcel Bucker Froes. 

Conforme o Correio do Estado, existem cerca de 1050 cargos de fiscal tributário no Estado, sendo 550 vagos. O número corresponde a 50% a mais dos cargos de fiscal tributário.

Já para o de auditor fiscal existem 30 cargos vagos atualmente. E apenas 12 candidatos aprovados no certame para serem convocados até dia 2 de julho. A assessoria de imprensa da Sefaz afirma que não há previsão para o chamado por falta de recursos. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL

Justiça aceita denúncia contra mulher que levou tio morto ao banco

LEI

Lei isenta de Imposto de Renda quem ganha dois salários mínimos

DOURADOS

Homem morre no Hospital da Vida após acidente de moto

ECONOMIA

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto