Menu
Busca quinta, 23 de setembro de 2021
Prefeitura Municipal de Dourados - Nota Dourados - Setembro 2021
SAÚDE

Hospital Regional de Ponta Porã implementa Prontuário Afetivo em UTI Covid-19

09 julho 2021 - 15h00Por SESMS

O Hospital Regional de Ponta Porã “Dr. José de Simone Netto”, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), acaba de implementar o Prontuário Afetivo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinada ao tratamento de pacientes com Covid-19.

Essa iniciativa apresenta informações colhidas pelas famílias dos pacientes e mostra à toda Equipe Hospitalar quem é o paciente, de maneira mais acolhedora. A ação revela, por exemplo, quantos filhos cada paciente tem, suas preferências por alimentação, quais são suas músicas preferidas, entre outras informações.

Para Gabriel Flores, psicólogo do hospital, a iniciativa humaniza e melhora o relacionamento entre profissionais e pacientes. “O intuito do Prontuário Afetivo é intensificar a humanização ao paciente que se encontra fora do estado de consciência. Desta forma, promove maior cuidado por parte da equipe ao lembrá-lo de que, além de ser paciente, é alguém que ama, se relaciona, sofre e que tem pessoas que lhe esperam”.

Segundo o Enfermeiro Responsável e Técnico da Unidade de Terapia Intensiva Respiratória, Rafael Aguera, a medida envolve toda equipe multidisciplinar. “A enfermeira Jessica Bronner teve a sensibilidade e percepção para incluir essa iniciativa. Com a gravidade do quadro clínico de alguns pacientes foi se tornando difícil a coleta de informações. Acionamos, então, a Psicologia junto com o Serviço Social. Eles abraçaram a ideia para coletar as informações e formalizar o Prontuário Afetivo. Com aprovação e apoio do Instituto Acqua demos iniciativa ao projeto”, destacou.

No primeiro Prontuário Afetivo a ser implantado, estava descrito: “Gosto de conversar. Sou atencioso com meus amigos e família. Gosto de cuidar dos bichos da chácara”. Já o recado da família foi: “Estamos com saudades. Estamos te esperando, fique bem logo. Assim que te liberarem vou correndo buscar você. Te amamos, fica firme”.

“É uma iniciativa positiva da Equipe da UTI Covid-19, que demonstra o compromisso em buscar a humanização no atendimento ao paciente. O Prontuário Afetivo mostra para as nossas equipes que o paciente não é um número, mas sim trata-se de um pai, mãe, filho, irmão ou cônjuge de alguém. Isso humaniza muito o atendimento”, destacou Demétrius do Lago Pareja, diretor-geral do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESENVOLVIMENTO
Primeiro do País a identificar potenciais hidrelétricos, MS é case de sucesso na busca por oferta de
TRÁFICO DE DROGAS
Polícia Militar apreende adolescente que transportava mais de 20 quilos de maconha
AGRO
Campanha quer conscientizar para produção de alimentos seguros e seus benefícios
POLÍTICA
Diretor da Precisa diz não ter participado de negociação da Covaxin