terça, 30 de abril de 2024
MS

Investimentos na fronteira podem reativar ferrovia

24 dezembro 2018 - 12h15Por Da redação

O fechamento do acordo para a importação de ureia da Bolívia por parte do grupo Hinove Agrociência firmado esta semana, em Santa Cruz de La Sierra, deverá ajudar na retomada da malha ferroviária do Estado.

O transporte de cargas pela ferrovia está praticamente desativado desde 2015. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Produção  e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o acordo realizado entre os dois países garante a compra de ureia de 2019 a 2028, no volume total de 1,150 milhão de toneladas pelo grupo Hinove.

Em contrapartida a empresa irá fornecer tecnologia para melhorar a qualidade da ureia da YPFB. Atualmente, a empresa tem contrato de 300 mil toneladas por ano.

“Hoje, esta ureia é trazida por meio de rodovias, mas transportar um volume destes é impraticável. Por isso, nossa ideia é que a ureia saia da Bolívia e venha até Campo Grande pela ferrovia”, salienta ele,lembrando que testes neste sentido de transportar a matéria prima a granel em silos bag pela ferrovia já foi realizado até Bauru.

Diante do fechamento de acordo , o secretário afirmou ter conversado com a diretoria da Rumo sobre o avanço neste assunto. “A Hinove está pensando em montar um Centro de Distribuição de ureia aqui na Capital, trazendo a matéria prima da planta boliviana de Bulo Bulo”, frisou.

*Correio do Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

ECONOMIA

Governo vai insistir em Programa Juros por Educação, diz Tesouro

SAÚDE

Comissão aprova projeto que garante tratamento de dependentes químicos presos

GERAL

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário