Menu
Busca quinta, 23 de setembro de 2021
Prefeitura Municipal de Dourados - Nota Dourados - Setembro 2021
AGENDA

Reinaldo Azambuja acompanha Jair Bolsonaro em inauguração de radar em Ponta Porã nesta quarta-feira

30 junho 2021 - 08h45Por Portal Governo MS

O governador Reinaldo Azambuja recebe comitiva do presidente Jair Bolsonaro em Ponta Porã, nesta quarta-feira (30), para inauguração de um radar de vigilância que integra o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A cerimônia alusiva à "modernização e ampliação da rede de radares" está prevista para iniciar às 11h35 no Sítio Radar da Força Aérea Brasileira (FAB) em Ponta Porã, que fica na Rua Guia Lopes, s/n, no bairro Santa Izabel (próximo à Escola Topo Gigio).

Esta será a terceira estação de radar da FAB a ser ativada em Mato Grosso do Sul com o objetivo de reforçar as ações de fiscalização do espaço aéreo na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia. A primeira estação foi inaugurada em Corumbá, em agosto de 2020, e a segunda em Porto Murtinho, em março deste ano. Os três sistemas de vigilância receberam investimentos federais da ordem de R$ 127 milhões.

Os equipamentos visam potencializar a identificação de aeronaves voando a baixa altura na região de fronteira, trazendo benefícios operacionais, tanto para o controle civil de aeronaves, quanto para a defesa aérea, aumentando a capacidade de detecção de tráfegos não autorizados ou de emprego ilícito, colaborando com as ações de fiscalização do espaço aéreo no centro-oeste brasileiro.

Composto de radares primários - LP23SST-NG e secundários - RSM970S, cada sistema aumenta a capacidade de vigilância aérea na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), por meio da detecção de aeronaves cooperativas e não-cooperativas, podendo alcançar um raio de 450 quilômetros, a 30 mil pés, o que corresponde a quase duas vezes a área do Estado do Mato Grosso do Sul. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESENVOLVIMENTO
Primeiro do País a identificar potenciais hidrelétricos, MS é case de sucesso na busca por oferta de
TRÁFICO DE DROGAS
Polícia Militar apreende adolescente que transportava mais de 20 quilos de maconha
AGRO
Campanha quer conscientizar para produção de alimentos seguros e seus benefícios
POLÍTICA
Diretor da Precisa diz não ter participado de negociação da Covaxin