quarta, 28 de fevereiro de 2024
PRAZO

Últimos dias de inscrições em cursos para jovens e adultos no IFMS

29 novembro 2023 - 17h00Por Dourados News

Termina na próxima segunda-feira, 4, as inscrições para cursos técnicos voltados a jovens e adultos, com oferta de vagas nos campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) localizados nos municípios de Aquidauana, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.

São 320 vagas gratuitas, com ingresso no 1º semestre letivo de 2024. Destas, 160 vagas para cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já concluiu o ensino médio. 

As outras 160 vagas são para cursos técnicos integrados ao ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) - para quem terminou o ensino fundamental e tem mais de 18 anos.

Nos cursos Proeja, todos os estudantes regularmente matriculados e com presença nas aulas, receberão bolsas mensais de mais de R$ 360. O recurso é oriundo da linha de fomento da Bolsa-Formação (EJA-EPT) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

Os cursos técnicos ofertados pelo IFMS por meio destes editais são nas áreas de Administração e Manutenção e Suporte em Informática (Proeja); Agricultura, Marketing e Zootecnia (Subsequente).

Todas as regras do processo seletivo estão disponíveis nos editais, publicados na Central de Seleção do IFMS. 

Inscrições - São gratuitas e, para ingresso o primeiro semestre, devem ser feitas entre 1º de novembro e 4 de dezembro, na Página do Candidato da Central de Seleção ou presencialmente. 

Quem não tiver acesso à internet pode comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus e solicitar auxílio para fazer a inscrição. Confira os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.

No ato da inscrição, é preciso informar dados pessoais, curso e turno escolhido e, ainda, se irá concorrer pelas vagas ofertadas em ampla concorrência ou por ações afirmativas (cotas). Ao final da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado.

A seleção será feita por sorteio eletrônico, previsto para 14 de dezembro. O resultado final e a convocação da primeira chamada, em ambos editais, estão previstos para 10 de janeiro de 2024.

Já as aulas do primeiro semestre estão previstas para iniciarem no dia 7 de fevereiro.

Cotas - Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula. Os que não fizerem a comprovação serão reclassificados em lista de espera.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.

Vagas - Confira os cursos e vagas ofertadas para o 1.º semestre de 2024:

Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio (Proeja) - Edital nº 87/2023

Campus    Curso Técnico    Turno    Vagas
Aquidauana    Administração    Noturno    40
Corumbá    Manutenção e Suporte em Informática    Noturno    40
Dourados    Administração    Noturno    40
Naviraí    Manutenção e Suporte em Informática    Noturno    40
Cursos Técnicos subsequentes - Edital nº 86/2023

Campus    Curso Técnico    Turno    Vagas
Dourados    Marketing    Noturno    40
Naviraí    Agricultura    Noturno    40
Nova Andradina    Zootecnia    Matutino    40
Ponta Porã    Agricultura    Noturno    40
Segundo semestre - Os editais publicados hoje também trazem as vagas que serão ofertadas no segundo semestre de 2024. Serão 40 vagas em cursos subsequentes e 200 na Educação de Jovens e Adultos. A oferta do segundo semestre será para os campi Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Jardim e Três Lagoas.

As inscrições serão abertas em abril, com aulas previstas para começar em julho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Projeto garante a participação de mães e grávidas em concursos de beleza

POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Projeto prevê abatimento no Fies para graduados em Direito que atuarem em Defensorias Públicas

ECONOMIA

Campos Neto defende estabilidade monetária para combater a pobreza

SAÚDE

Sessão solene na Câmara marca o Dia Mundial das Doenças Raras