sábado, 27 de abril de 2024
EDUCAÇÃO

Professores viajam por horas para ensinar alunos em comunidades ribeirinhas do Pantanal de MS

15 agosto 2020 - 13h00Por G1 MS

Professores da escola Jatobazinho, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, estão viajando de barco por horas para dar aulas em comunidades ribeirinhas. Sem condições de utilizarem o espaço do colégio, primeiro pela pandemia de Covid-19 e depois pelas queimadas que assolam o bioma, os alunos estão em casa desde março.

"Como o fogo chegou muito próximo as edificações da escola nós poderíamos ter problemas de saúde com as crianças devido a fumaça muito forte e a fuligem", explica a coordenadora da escola, Fernanda Sá. Para não não perder o ritmo das aulas, os professores enfrentam horas de barco pelo rio Paraguai pra ensinar.

A escola Jatobazinho fica a três horas de barco de Corumbá, município mais próximo das comunidades ribeirinhas, e é uma das nove escolas das águas instaladas as margens dos rios no Pantanal em Mato Grosso do Sul. As crianças moram nas escolas de segunda a sexta e passam o fim de semana com os pais. Em tempos de pandemia e queimadas, os alunos estão em casa e os professores fazem visitas semanais ou mensais, dependendo da distância.

Alguns alunos moram a cinco horas de barco da escola. Para muitos pais, que não tiveram chance de estudar na infância, a aula em casa também é um encantamento. "A escola é muito importante para eles, para os estudos deles. A gente ensina em casa o pouco do que sabemos em casa, mas a vinda dos professores é muito importante já que eles vão dando atenção às crianças", afirma Gildete da Silva Sales, mãe de um aluno da escola Jatobazinho. A equipe de professores passa três dias navegando pelos recantos para chegar as casas dos alunos.

Mas os docentes não reclamam das difíceis condições do Pantanal. "É muito importante o trabalho para não perdermos o vínculo e nem o afeto direto das famílias junto com a escola, e acabamos motivando os pais para colaborarem nesse processo de transformação das crianças. O trabalho de formiguinha que cada um faz e prepara para levar pras crianças acaba sendo muito importante pra colaborar diretamente na aprendizagem dos alunos", afirma Dilson Vilalva Esquer, professor e coordenador pedagógico da escola Jatobazinho.

O resultado é visível. Alunos mostram como estão aprendendo ciências na prática, cultivando uma horta com os pais, ressaltam a habilidade com as tarefas e, ainda realizam demonstrações de carinho aos professores, figuras antes tão presentes. "Longe deles a gente não consegue aprender rápido né? Com eles perto, tudo é mais fácil", finaliza uma aluna.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência