quinta, 02 de maio de 2024

Queda de cabelos: veja sete pecados que aumentam o problema

06 agosto 2012 - 00h00
*Fonte: Dourados News


É normal perder cerca de 100 fios de cabelo diariamente. A queda faz parte do ciclo de renovação do cabelo. Se ela é maior, é preciso investigar as causas, que podem estar em uma alimentação desequilibrada ou até em pequenos hábitos diários.

O cirurgião plástico Miguel Sorrentino afirma que 30% de suas clientes apresentam problemas de queda acentuada. "Ao contrário do que se pensa, a queda de cabelos feminina é muito mais comum do se imagina" diz o especialista em Transplante Capliar e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele enumera aqui as sete principais causas do problema:

Secador
O problema aqui são as altas temperaturas que podem queimar o couro cabeludo e roubar água dos fios, deixando-os ressecados e suscetíveis à quebra. "O secador de cabelos é um dos maiores inimigos das mulheres, pois a tração provocada pela escova e o ar quente podem levar à perda da raiz com o passar dos anos. É bom sempre ter prudência na hora de secar os fios", disse Sorrentino.

Rabo de cavalo
O penteado pode levar a um tipo de perda de cabelo, chamada alopécia por tração. Por isso, quando fizer um rabo de cavalo, certifique-se de que o elástico que está usando seja totalmente revestido de tecido - para não quebrar os fios - e não puxe demais as madeixas pra trás.

Megahair
Uma dos métodos que mais contribui para a queda dos fios é o megahair. A técnica costuma arrancar os fios de cabelo pela raiz gerando espaços sem fios no couro cabeludo. Segundo o especialista, a área acometida não recupera mais os fios cujas raízes foram danificadas.

Químicas
"Existem diversas substâncias que são nocivas ao corpo humano, incluindo os fios de cabelo e o couro cabeludo. Dentro de algumas fórmulas de tonalizantes, tintas e xampus, existem estes determinados componentes que podem danificar o couro cabeludo e os fios, provocando quedas temporárias e, por vezes, definitivas", explica o cirurgião plástico Miguel Sorrentino, especialista em transplante capilar.

Estresse
Alterações hormonais provocadas pelo estresse causam queda acentuada de cabelo. "Sabe-se atualmente que a queda não depende de herança genética ou de doenças, como as dermatológicas e autoimunes", afirmou o especialista.

Alimentação desequilibrada
Os impactos na saúde também chegam aos fios. Regimes rígidos demais e dietas desequilibradas, que resultam em carência de certas vitaminas, proteínas e minerais (especialmente ferro, cobre e zinco), podem levar à queda de cabelo.

Dormir de cabelo molhado
O hábito não deixa ninguém calvo, mas pode acelerar o processo de queda dos fios e fazer mal aos cabelos e à saúde do couro cabeludo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS