sexta, 26 de abril de 2024

Saúde de Chávez melhora gradualmente, diz vice-presidente da Venezuela

24 dezembro 2012 - 00h00Por Fonte: Agencia Brasil
Após 12 dias da cirurgia do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para a retirada de um tumor maligno na região pélvica, ele se recupera gradualmente, segundo o vice-presidente da República e chanceler, Nicolás Maduro. De acordo com Maduro, as orações das pessoas "complementam" o trabalho dos médicos. Chávez está em Havana, Cuba, onde se submeteu à cirurgia e segue o tratamento pós-operatório. Não há previsão de alta.

"Em um momento tão bonito, de recolhimento, meditação, reflexão, nossa mente está sempre em oração para acompanhar o nosso presidente nesse processo de luta pela vida, que está se consolidando a cada dia e que nos enche de felicidade. Chávez sabe que está recebendo as orações e elas complementam o trabalho de uma equipe médica que, podemos dizer, é a melhor do mundo, do ponto de vista científico, acadêmico e de prática clínica", disse Maduro.

Chávez foi operado no último dia 11, em Havana. Antes de viajar, fez um pronunciamento à nação, informando que o câncer havia reincidido e pediu o apoio da população para que, na sua ausência, Maduro seja confirmado o novo presidente. Porém, pela Constituição da Venezuela, se Chávez não retornar ao poder, será necessário realizar novas eleições.

As incertezas sobre a saúde de Chávez provocaram vários debates políticos na Venezuela. No próximo dia 10, está marcada a posse do presidente, que foi reeleito em outubro. Os aliados do governo querem mudar a data, a oposição na aceita. Pela legislação venezuelana, na ausência do presidente, assume o governo o presidente da Assembleia Nacional, Diosdato Cabello, e em 30 dias, no máximo, devem ocorrer novas eleições presidenciais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue