quinta, 02 de maio de 2024

TRE começa mutirão para julgar recursos de candidaturas em MS

27 agosto 2012 - 00h00Por Fonte: Conjunctura Online
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) começa, nesta semana, um mutirão para julgar os recursos de candidatos a vereador e prefeito em todo Mato Grosso do Sul. Devido ao grande volume de recursos a serem julgados, o órgão decidiu antecipar as sessões desta semana.

Por meio de nota oficial publicada no site oficial do TRE, o presidente do órgão, desembargador Josué de Oliveira, comunicou que as sessões de segunda (27), terça (28), quinta (30) e sexta-feiras (31), iniciar-se-ão às 16h, enquanto a da quarta-feira, 29, ficou confirmada para as 17h.

Até o presente momento, são mais de 200 processos em tramitação da Tribunal, que pode inclusive realizar sessões noturnas para julgá-los em tempo hábil. Até agora, o TRE já julgou mais de 200 processos e deve dar sequencia às atividades a fim de limpar a pauta. Entre os julgados está o pedido de impugnação dos candidatos a prefeito Bela Vista, Abraão Zacarias (PMDB). O ex-deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado fe-deral Edson Giroto (PMDB) também teve pedido de impugnação do registro de sua candidatura julgado pela Justiça Eleitoral.

O principal motivo dessas ações é a Lei de Ficha Limpa, que impede a participação nas eleições municipais deste ano de candidatos já condenados em instâncias inferiores.

Outra situação é que vários candidatos que tiveram registro indeferido em primeira instância não conseguiram reverter no TRE e terão agora que aguardar resultado do julgamento pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Conforme o sistema de divulgação de candidatura do TSE, o Divulgacand 2012, estão com o registro de candidatura a prefeito apto indeferido Eldomar Carneiro (PMDB), de Alcinópolis; Irimar Carvalho Costa (PR), de Aral Moreira; André Miranda (PMDB), de Camapuã; Sidney Melo (PSOL), de Campo Grande; Jair Boni (PSDB), de Cassilândia; e João Carlos Krug (PMDB), de Chapadão do Sul, que conseguiu derrubar a decisão de primeira instância no TRE, mas o Mi-nistério Público Eleitoral recorreu da decisão.

Da mesma forma, encontram-se na mesma situação Maria Viana (PT), de Deodápolis; Jacomo Dagostin (PMDB), de Guia Lopes; Lídio Delesma (PDT), de Iguatemi; Adilço Scapin (PMDB), de Novo Horizonte do Sul; Luiz Carlos Simões (PDT), de Sonora; e Paulo Pedro Rodrigues (DEM), candidato a prefeito de Tacuru.

CAMPANHA

A Justiça Eleitoral começou a divulgar na quarta-feira (21) a campanha Voto Limpo, por meio de peças publicitárias no rádio e na televisão. As mensagens pretendem estimular os eleitores a participar do processo eleitoral e a escolher candidatos ficha limpa, ou seja, sem problemas na Justiça. A campanha é composta por cinco filmes e cinco peças de divulgação para rádio. Cada peça publicitária tem 30 se-gundos e trata de temas relacionados à Lei Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, que vale para as eleições municipais de outubro deste ano.

Os filmes e a propaganda de rádio alertam os eleitores para a importância de pesquisar o passado dos políticos e co-nhecer as propostas de cada um. As mensagens da campanha incentivam a participação no pleito de eleitores de todas as idades, inclusive os que têm 16 e 17 anos e os maiores de 70 anos, para os quais o voto é facultativo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS