quinta, 25 de abril de 2024

TRE convoca nova eleição em Bonito e até março presidente da Câmara será o prefeito

21 dezembro 2012 - 00h00Por Fonte: Midiamax
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) confirmou nova eleição em Bonito e marcou para três de março a data do pleito. Até lá, o presidente da Câmara Municipal, que será escolhido em primeiro de janeiro, assumirá o comando da prefeitura.

A decisão leva em consideração a cassação do registro da candidatura de Geraldo Marques (PDT). Como ele conquistou 52,05% dos votos válidos, outra eleição precisa ser realizada no município, em cumprimento à legislação que prevê novo pleito no caso de o vencedor com registro indeferido somar 50% dos votos mais um.

Ainda de acordo com a portaria do TRE, as convenções para deliberar sobre coligações e a escolha de candidatos serão realizadas de 7 a 15 de janeiro. “Não poderá participar desta nova eleição o candidato que tenha dado causa à anulação da eleição anterior”, adiantou o TRE.

O prazo para a entrega do requerimento de registro de candidatos a prefeito e a vice encerra às 19 horas do dia 18 de janeiro. Já a propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão, deverá ser disciplinada pelo Juiz Eleitoral, mediante portaria, após reunião prévia com partidos, coligações, candidatos, emissoras e Ministério Público Eleitoral (MPE).

A diplomação dos eleitos deverá ser realizada até 17 de março. Enquanto isso, segundo o TRE, “caberá ao Presidente do Poder Legislativo municipal assumir e exercer o cargo de prefeito, até que sobrevenha decisão favorável no processo de registro, ou, se já encerrado esse, até a posse dos eleitos nas novas eleições”.

Candidatura indeferida

Em decisão monocrática da ministra Luciana Lóssio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu a candidatura de Geraldo Marques (PDT). O caso parou na Justiça por conta da reprovação das contas de Geraldo pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nos exercícios de 2001 e 2002.

Segundo o TSE, foram verificadas irregularidades nas “despesas efetuadas com recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), sem a devida comprovação do montante de R$ 14.035,76 e uso de recursos do FNS para pagamento de multa devida ao INSS, por atraso nos repasses de valores”. Em Sidrolândia, o TRE também confirmou nova eleição.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue