sexta, 26 de abril de 2024

Último dia para inscrever trabalhos em evento da UNE

24 dezembro 2012 - 00h00Por Fonte: Midiamax
A 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) traz para a próxima edição uma Mostra Selecionada de Projetos de Extensão. As inscrições dos projetos podem ser feitas no site http://une.org.br/eventos/ até hoje (24).

Projetos de Extensão têm caráter educativo, artístico, social, desportivo, cultural, científico ou tecnológico, de curto e médio prazo de duração e geralmente atendem à comunidade. Para concorrer à Mostra Selecionada, os projetos podem compreender cursos, conferências e seminários, prestação de serviços como assessorias, assistências e consultorias a diversos segmentos da sociedade além de ações de difusão cultural.

Na Universidade Federal de Pernambuco, por exemplo, o projeto de extensão do "Curso de Realidade Brasileira e Nordestina" capacita agentes populares e lideranças comunitárias de movimentos e organizações sociais com princípios na educação popular.

Já o projeto "Arte como terapia: Um novo olhar na oncologia" visa promover uma melhor qualidade de vida por meio de oficinas, levadas à Enfermaria de Ginecologia do Hospital das Clínicas (HC)/UFPE e dirigidas aos pacientes em tratamento oncológico.

A extensão se caracteriza por sua diversidade e multidisciplinaridade. "A extensão é uma via de mão dupla, uma troca de saberes acadêmico e popular, uma democratização do conhecimento tendo a participação efetiva da comunidade na universidade", explica o coordenador da Mostra de Projetos de Extensão da Bienal, Fellipe Redó.

Ao mesmo tempo em que beneficia a população as ações extensionistas propiciam ao estudante a oportunidade para um aprendizado teórico-prático contextualizado, desenvolvimento cultural, responsabilidade social e formação da cidadania. Segundo Redó, a intenção da Bienal ao inserir esta Mostra é valorizar e incentivar mais projetos com essa característica.

De acordo com o coordenador da mostra, todo tipo de projeto que articule o ensino e a pesquisa, a teoria e prática é bem-vindo.

"Acredito que vamos receber muitas iniciativas boas que viabilizam a relação entre a academia e a sociedade. Elas podem servir de laboratório para pensarmos na divulgação das práticas de extensão nas universidades de todo o país", ressaltou.

Os trabalhos podem ser inscritos individualmente ou em grupo, mas é necessário que pelo menos metade da equipe seja aluno da universidade. Os projetos devem ser inscritos na forma de resumo expandido e de pôster. Os projetos selecionados serão divulgados no site da UNE (www.une.org.br) e no site da Bienal (www.bienaldaune.org.br) no dia 04 de janeiro de 2013.

Vem aí a 8ª BIENAL da UNE

A 8ª Bienal terá como sede a cidade de Recife e Olinda, em Pernambuco, e suas atividades serão realizadas entre os dias 22 a 26 de janeiro. "A volta da Asa Branca" é o tema da atividade desse ano e tem como homenageado especial Luiz Gonzaga, cujo centenário é comemorado em 2012. O evento traz mostras artísticas selecionadas entre estudantes de várias universidades do país, shows, oficinas e debates sempre com um qualificado rol de convidados entre ativistas, intelectuais, artistas e figuras públicas.

Para mais informações, acesse: www.bienaldaune.com.br ou facebook.com/bienaldauneoficial. (Com informações da assessoria)

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue