Menu
Busca quinta, 13 de maio de 2021

Último dia para inscrever trabalhos em evento da UNE

24 dezembro 2012 - 00h00Por Fonte: Midiamax
A 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) traz para a próxima edição uma Mostra Selecionada de Projetos de Extensão. As inscrições dos projetos podem ser feitas no site http://une.org.br/eventos/ até hoje (24).

Projetos de Extensão têm caráter educativo, artístico, social, desportivo, cultural, científico ou tecnológico, de curto e médio prazo de duração e geralmente atendem à comunidade. Para concorrer à Mostra Selecionada, os projetos podem compreender cursos, conferências e seminários, prestação de serviços como assessorias, assistências e consultorias a diversos segmentos da sociedade além de ações de difusão cultural.

Na Universidade Federal de Pernambuco, por exemplo, o projeto de extensão do "Curso de Realidade Brasileira e Nordestina" capacita agentes populares e lideranças comunitárias de movimentos e organizações sociais com princípios na educação popular.

Já o projeto "Arte como terapia: Um novo olhar na oncologia" visa promover uma melhor qualidade de vida por meio de oficinas, levadas à Enfermaria de Ginecologia do Hospital das Clínicas (HC)/UFPE e dirigidas aos pacientes em tratamento oncológico.

A extensão se caracteriza por sua diversidade e multidisciplinaridade. "A extensão é uma via de mão dupla, uma troca de saberes acadêmico e popular, uma democratização do conhecimento tendo a participação efetiva da comunidade na universidade", explica o coordenador da Mostra de Projetos de Extensão da Bienal, Fellipe Redó.

Ao mesmo tempo em que beneficia a população as ações extensionistas propiciam ao estudante a oportunidade para um aprendizado teórico-prático contextualizado, desenvolvimento cultural, responsabilidade social e formação da cidadania. Segundo Redó, a intenção da Bienal ao inserir esta Mostra é valorizar e incentivar mais projetos com essa característica.

De acordo com o coordenador da mostra, todo tipo de projeto que articule o ensino e a pesquisa, a teoria e prática é bem-vindo.

"Acredito que vamos receber muitas iniciativas boas que viabilizam a relação entre a academia e a sociedade. Elas podem servir de laboratório para pensarmos na divulgação das práticas de extensão nas universidades de todo o país", ressaltou.

Os trabalhos podem ser inscritos individualmente ou em grupo, mas é necessário que pelo menos metade da equipe seja aluno da universidade. Os projetos devem ser inscritos na forma de resumo expandido e de pôster. Os projetos selecionados serão divulgados no site da UNE (www.une.org.br) e no site da Bienal (www.bienaldaune.org.br) no dia 04 de janeiro de 2013.

Vem aí a 8ª BIENAL da UNE

A 8ª Bienal terá como sede a cidade de Recife e Olinda, em Pernambuco, e suas atividades serão realizadas entre os dias 22 a 26 de janeiro. "A volta da Asa Branca" é o tema da atividade desse ano e tem como homenageado especial Luiz Gonzaga, cujo centenário é comemorado em 2012. O evento traz mostras artísticas selecionadas entre estudantes de várias universidades do país, shows, oficinas e debates sempre com um qualificado rol de convidados entre ativistas, intelectuais, artistas e figuras públicas.

Para mais informações, acesse: www.bienaldaune.com.br ou facebook.com/bienaldauneoficial. (Com informações da assessoria)

Deixe seu Comentário

Leia Também

ORDEM DO DIA
Aprovada Campanha de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças
CORUMBÁ
Polícia Militar apreende droga, plantas do gênero Cannabis e prende autor de tráfico de drogas
EDUCAÇÃO
Bolsas do Prouni: prazo para entrega de documentos termina hoje
MS
Mesmo com pandemia, mercado de veículos usados é aquecido e alegação de venda cresce 16% no Estado