sábado, 27 de abril de 2024

Paraguai faz protesto formal contra suspensão do Mercosul

Paraguai faz protesto formal contra suspensão do Mercosul

15 setembro 2012 - 14h10
Reuters

O Paraguai disse neste sábado que apresentou um protesto formal contra a decisão do Mercosul de suspender o país após a destituição do ex-presidente Fernando Lugo, no fim de junho, e de logo incorporar como sócio pleno do bloco a Venezuela.

O governo do presidente Federico Franco, que assumiu em substituição a Lugo após o rápido julgamento que o tirou do poder, disse que o protesto ocorre devido "as graves arbitrariedades cometidas contra ele".

"Tem por objetivo deixar clara a posição da República do Paraguai, sem prejuízo de recursos ou outras vias para a resolução da controvérsia que surgiu", disse o governo paraguaio em um comunicado.

A nota de protesto em que o Paraguai "se reserva o direito de exigir uma indenização pelos danos morais causados" pede "compensação por danos que foram provocados" e é dirigida aos governos da Argentina, Brasil e Uruguai.

Franco disse em várias ocasiões que estava analisando a possibilidade de levar o caso ao Tribunal Internacional de Haia, mas também advertiu que era um processo longo e caro e que a decisão seria conhecida muito tempo depois de deixar a presidência em agosto 2013.

O presidente também negou que irá tomar a decisão de deixar o bloco.

O Paraguai era o único país cujo Congresso se negava a aprovar a entrada da Venezuela apesar dos esforços de Lugo para isso.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha