segunda, 29 de abril de 2024
DOURADOS

Alvo de operação, empresa foi contratada sem licitação por quase R$ 2 milhões

31 outubro 2018 - 09h51Por Da redação

A empresa Energia Engenharia Serviços e Manutenções Ltda - EPP, alvo da Operação Pregão desencadeada nesta manhã em Dourados, foi contratada no ano passado pela administração municipal por R$ 1.958.000,00, sem ter passado por processo licitatório.

A medida, segundo o Dourados News, foi tomada para oferecer merendeiras à Rede Municipal de Ensino num período de seis meses. 

Um Inquérito Civil para apurar esse processo foi instaurado em outubro de 2017 e prorrogado em maio desse ano pelo Ministério Público Estadual por mais um ano, para continuidade nas investigações. 

Na manhã desta quarta-feira (31/10), policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na Energia e deixaram a empresa, localizada na avenida Presidente Vargas, com várias caixas contendo documentos. Integrantes da força-tarefa também estão na Secretaria Municipal de Fazenda e no Departamento de Licitação, no CAM (Centro Admnistrativo Municipal). 

Operação Pregão

De acordo com nota encaminhada pelo Ministério Público Estadual, a Operação Pregão apura supostos crimes de fraude em licitação, dispensa indevida de licitação, falsificação de documentos, advocacia administrativa, além do crime conta a ordem financeira, notadamente em razão de fraudes em licitações e contratos públicos, praticados, em tese, durante a atual gestão municipal. 

Quatro mandados de prisão foram cumpridos, entre eles contra um secretário municipal e uma vereadora que não tiveram os nomes divulgados oficialmente. Outras duas pessoas, um empresário e um servidor público, também estão presos. 

Mais 16 mandados de busca e apreensão ocorreram em Dourados e Campo Grande, todos expedidos pelos juízes Luiz Alberto de Moura Filho e César de Souza Lima (em substituição legal), da 1ª Vara Criminal de Dourados.

A operação é encabeçada pela 16ª Promotoria de Justiça local e conta com apoio de outras promotorias do órgão, além de policiais do Gecoc (Grupo Especializado no Combate à Corrupção), Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) e DOF (Departamento de Operações de Fronteira), além da Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira).

O nome da operação “Pregão”, refere-se à modalidade de procedimento licitatório mais utilizada pelos investigados em sua atuação. 

No total, participaram da operação 13 equipes, compostas por aproximadamente 75 policiais militares, civis e servidores, além de seis promotores de Justiça de Dourados e Campo Grande. 

*Matéria alterada às 10h48 para correção no título.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

ECONOMIA

Governo vai insistir em Programa Juros por Educação, diz Tesouro

SAÚDE

Comissão aprova projeto que garante tratamento de dependentes químicos presos

GERAL

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário