quinta, 02 de maio de 2024
BATAGUASSU

Infrator é autuado em R$ 10,3 mil por exploração ilegal de madeira com uso de motosserra ilegal

27 julho 2020 - 16h30Por PM-MS

Policiais Militares Ambientais de Bataguassu realizaram fiscalização hoje (27) no município e autuaram o proprietário de uma fazenda por exploração irregular de madeira e também por uso de motosserra ilegal.  O infrator (64) derrubou com uso de máquinas pela raiz diversas árvores  de variadas espécies na propriedade em desacordo com a autorização ambiental que possuía e com a motosserra sem documentação.

O proprietário rural, residente em Caarapó, possuía uma autorização ambiental eletrônica (AA-E), que é retirada pelo portal do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) para explorar 11,13 m³ de madeira e havia derrubado árvores de espécies que não estavam autorizadas na licença e ainda em quantidade de 31,16 m³, ou seja, quase o triplo do autorizado.

Uma motosserra que estava sendo utilizada na exploração da madeira, na transformação das toras em pranchas, também não possuía o Documento de Porte e Uso (LPU), que é a licença ambiental para transporte e utilização deste tipo de máquina, o que se caracteriza como crime também. Toda a madeira e a motosserra foram apreendidas e as atividades foram interditadas.

                                                                    

                                                 Parte da madeira apreendida.                                                                

                                                                       

O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 10.348,00 pelas duas infrações. Ele também responderá por crime ambiental de uso de motosserra sem documento ambiental, com pena prevista de três meses a um ano de detenção e por exploração ilegal de madeira, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS