domingo, 28 de abril de 2024
INVESTIGATIVO

Investigado confirma esquema criminoso na educação

13 maio 2019 - 10h30Por Da Redação com informações do MS Notícias

Um investigado na Operação Nota Zero, desencadeada pela Polícia Federal (PF), e Controladoria Geral da União (CGU), em Mato Grosso do Sul, confirmou a existência de esquema criminoso para desviar dinheiro da educação. Os alvos são as empreiteiras ou prestadoras de serviço Queiroz PS Engenharia, AJ Construções e SDI Informática. Também há sete pessoas físicas alvos de mandados, parte dessas, ligadas as empresas suspeitas, além da Secretaria de Eduação (SED/MS). 

 Na primeira fase da operação, que contou com 55 policiais e oito funcionários da Controladoria-Geral da União (CGU), o alvo foi o pagamento de R$ 9,6 milhões em oito contratos de reforma de escolas voltados para o ensino médio integral.

De acordo com a PF, a investigação apura fraudes em contratos firmados pela Secretaria Estadual de Educação e empresas de construção civil e visa provar os indícios dos crimes de corrupção passiva e ativa, peculato e organização criminosa.

O juiz Dalton Kita Conrado, da 5ª Vara Federal de Campo Grande, negou 10 pedidos de prisão preventiva e reduziu o número de mandados de busca e apreensão de 37 para 11. No entanto, o magistrado determinou a quebra do sigilo telefônico, bancário e fiscal dos acusados de integrar a quadrilha.

Durante a coletiva, a PF informou que conseguiu gravar um dos funcionários da secretaria recebendo propina de R$ 6 mil de um dos empresários envolvidos no esquema. Gravações telefônicas também reforçam a acusação.

O site o Jacaré revelou, que o depoimento de um dos envolvidos surpreendeu a PF. Ele confirmou o desvio de recursos e o acerto para garantir a “fila” entre os participantes do esquema criminoso. O nome do delator não foi revelado para proteger o andamento das investigações, no entanto, os suspeitos mostraram movimentações o que deve suceder novas prisões. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência