domingo, 28 de abril de 2024
REFÚGIO

PF cumpre mandados de prisão por retirada ilegal de refugiado na fronteira

18 março 2020 - 08h30Por Dourados News

A Polícia Federal, com apoio da Corregedoria da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, deflagrou na manhã desta quarta-feira (18/3) em Corumbá, a Operação Refúgio.  Na ação, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra pessoas que retiraram do território nacional um cidadão boliviano, que se encontrava na condição de refugiado, e o entregaram na Bolívia, onde era considerado foragido da Justiça.

O fato, segundo a assessoria da PF, aconteceu em agosto de 2019, quando o homem foi abordado em um estabelecimento comercial por indivíduos armados e transportado com o uso de violência para o território boliviano.

Naquela ocasião, ao passar pelo Posto Esdras, ponto de controle migratório em Corumbá, o cidadão, que estava sendo retirado à força do território nacional, chegou a tentar empreender fuga, contudo foi impedido e efetivamente retirado do País.

A Polícia Federal, por meio de uma investigação minuciosa, obteve êxito em descobrir toda a dinâmica dos fatos e identificar os envolvidos, os quais, inclusive, tentaram se passar por policiais federais.

Foi constatado o envolvimento de policiais militares nos fatos e a Corregedoria da Polícia Militar, atuando em parceria com a PF, apoiou as medidas de deflagração da Operação.

A ação de retirada ilegal do estrangeiro, que estava na condição de refugiado no território nacional, implica no cometimento dos delitos de sequestro e de migração ilegal com o uso da violência.

Após a deflagração, haverá a comunicação, pelos meios oficiais, às Autoridades Bolivianas dos dados da operação, para que sejam tomadas as medidas pertinentes.

Participam da deflagração 41 policiais federais e 10 militares do Estado do Mato Grosso do Sul. O nome da operação é uma alusão ao instituto de direito internacional que abrigava o cidadão boliviano no território nacional antes de sua retirada ilegal do Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Adolescente desaparecida é localizada em menos de 24h

JUSTIÇA

Justiça restabelece resolução do CFM que proíbe assistolia fetal

DOURADOS

Após perseguição policial, veículo carregado com mais de 300 quilos de maconha capota na MS-156

DETRAN

servidora é intérprete de Libras e coloca em prática 26 anos de experiência