sexta, 26 de abril de 2024
REGIÃO

PMA autua paulista por degradação de matas ciliares, represamento, desvio e aterramento de rio

19 maio 2022 - 17h00Por PM-MS

Durante fiscalização em uma fazenda no município, localizada a 14 km da cidade, Policiais Militares Ambientais de Bonito localizaram hoje (19) uma grande degradação do rio Anhumas, um dos afluentes do rio Formoso, este que é o principal atrativo ao turismo do município. O proprietário da fazenda causou várias degradações ao rio sem consulta e sem licença do órgão ambiental.

Na fazenda, que possui 2.450 hectares, o infrator danificou áreas de matas ciliares do rio, que são protegidas como de preservação permanente por lei. Ainda realizou o represamento do seu leito, com uma obra de engenharia em concreto, com uma comporta de madeira. Além disso, desviou o leito regular do curso d’água e aterrou o local, para estabelecer uma área de lazer, com construção de piscina e redário. Neste trecho aterrado e por causa da represa o rio secou.

As atividades foram imediatamente paralisadas. O Infrator (76), residente em Presidente Prudente (SP), foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 350.000,00. Ele também responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP), cuja pena é de um a três anos de detenção. O autuado também foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental.

Os documentos serão encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE) para as providências penais e civis e principalmente para a reparação dos danos. A multa administrativa aplicada será julgada pelo órgão ambiental, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que poderá mantê-la, majorá-la, ou reduzi-la, depois de ampla defesa do infrator.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha