sexta, 26 de abril de 2024
NAVIRAÍ

PMA resgata animais feridos durante tempestade de granizo que matou diversas aves

31 maio 2021 - 12h30Por PM-MS

Como parte dos esforços para atender a grande demanda de pedidos de resgate de animais feridos, Policiais Militares Ambientais trabalham desde sábado (25) à noite, no resgate principalmente de aves feridas durante a tempestade de granizo ocorrida no município.

Moradores de Naviraí estão acionando a PMA, depois de um temporal acompanhado de fortes ventos e queda de granizo causar mortandade de muitas aves, sendo algumas feridas gravemente e socorridas pelas equipes de policiais. Hoje (31) Policiais ainda procuram por animais feridos e, até o momento, foram resgatadas quatro aves da espécie papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), que estavam feridas gravemente.

De qualquer forma, as equipes da PMA calculam que ainda aparecerão mais aves com ferimentos e os Policiais montaram grupos de resgates para atender os chamados durante 24 horas. Os animais feridos estão sendo encaminhados à fazenda Green Farm CO2 Free, em Itaquiraí, que possui um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, a 70 km da cidade de Naviraí. No local, as aves passam por atendimento médico veterinário e o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), de Campo Grande, é comunicado do estado de saúde e identificação de cada um e os animais ficam sob decisão dos técnicos deste órgão.

As aves possuem vários sistemas de proteção natural contra chuva, como a membrana ocular que confere proteção aos olhos e glândulas que impermeabilizam as penas e não as deixam molhar, porém, a tempestade do último sábado ocorreu com queda de granizos com tamanhos suficientes para ferir e levar muitas aves a morte (vídeo).

Aves recebidas pelo médico veterinário na Fazenda Green Farm CO2 Free.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha