quarta, 08 de maio de 2024
REGIÃO

Polícia Militar executa fiscalização de veículo com altura fora dos padrões regulamentados

10 junho 2021 - 17h00Por PM-MS

Quarta-feira, 09/06/2021, equipe de Trânsito de Aquidauana aumenta fiscalização de caminhão com altura excedida.

Veículos com altura acima do regulamentado em lei por vezes causam transtornos à vida da população além de danos aos patrimônios públicos e privados. A resolução 210/06 do CONTRAN estabelece as dimensões dos veículos que transitam em via pública e por conta desta legislação vigente, a altura estabelecida para veículos de carga é de 4.40 m e carga viva de 4,70 m, baseado nisso, a rede elétrica, cabeamento de internet e demais fios que estão aéreos se localizam pouco acima dessa altura. Ocorre que muitos condutores exageram na carga e ultrapassam o que é regido por lei.

Nesse ínterim, a equipe de Policiamento e Fiscalização de Trânsito realiza diariamente diversas abordagens e medições com o objetivo de coibir essa prática tão danosa à vida das pessoas.

Ontem, por volta das 13h, a equipe PM em destaque foi empenhada para averiguar uma denúncia de um caminhão carregado de carvão que estava arrebentando fios por onde passava. Os militares encontraram o caminhão e realizaram a medição, contatando que ele estava com 5 m de altura, algo inaceitável para o tráfego em via pública. Diante do exposto, a equipe PM solicitou ao motorista do caminhão que realizasse o transbordo da carga excedente, ou seja, que transferisse a carga para outro veículo. Após isso, o condutor foi autuado pela conduta.

RESPONSABILIDADES

Os condutores que forem flagrados transitando em via pública com dimensões acima do permitido, cometem infração de natureza grave, valorada em R$195,23 e terão o veículo retido até a normalização da altura. Também responderão criminalmente caso venham a causar algum dano ao patrimônio público ou privado, não excluindo as sanções cíveis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Copom decide nesta quarta corte dos juros básicos da economia

EDUCAÇÃO

Inteligência artificial pode ser ferramenta de ensino, mostra estudo

EDUCAÇÃO

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

SOLIDARIEDADE

Helicóptero de MS ajuda no resgate de crianças e transporte de gestante no Rio Grande do Sul