terça, 23 de abril de 2024

Preso conclui ensino superior no regime fechado em Campo Grande

Preso conclui ensino superior no regime fechado em Campo Grande

18 dezembro 2014 - 10h45Por G1
Condenado a 34 anos de prisão, José Carlos de Santana Junior, de 28 anos, interno do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) há sete anos, vestiu beca e capelo para receber o diploma de bacharel em processos gerais na terça-feira (16).

Após dois anos de estudo, ele concluiu o ensino superior e se tornou o primeiro preso da capital sul-mato-grossense a se formar em um curso a distância durante cumprimento de pena no regime fechado, de acordo com a chefe da Divisão de Assistência Educacional da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Elaine Arima Xavier Castro.

"Entrei aqui em 2007 e só tinha ensino fundamental. Em 2008, conclui o ensino médio aqui na escola [do presídio]. Quando surgiu a oportunidade, comecei a faculdade e agora terminei. E não quero parar por aqui. O estudo ocupa o tempo ocioso", afirmou José Carlos ao G1. Ele pagou as mensalidades da faculdade com a remuneração que ganha trabalhando no presídio e teve também a ajuda financeira da família.

O ensino a distância no regime fechado começou há três anos em Mato Grosso do Sul. Segundo a Agepen, antes de José Carlos, outro detento, de 33 anos, já havia concluído o ensino superior a distância em regime fechado, em dezembro de 2013, em Aquidauana. Ele se formou em comércio exterior e atualmente cumpre pena em regime semi aberto na cidade, conforme a Agepen.

Protocolo

A cerimônia de colação de grau de José Carlos foi realizada no pátio do presídio onde ele cumpre pena, depois da formatura de outros 15 alunos internos dos ensinos fundamental e médio da escola estadual Polo Professora Regina Lúcia Anffe Nunes Betine.

A mãe e a irmã de José Carlos estavam presentes. Seguindo o protocolo oficial, representantes da universidade estiveram presentes e declararam a abertura da cerimônia de José Carlos.

Em seguida, o formando foi chamado para fazer o juramento tradicional e assinou o documento de colação de grau. Nas primeiras palavras do discurso, José Carlos agradeceu o apoio da família, dos professores e da direção do presídio.

"Hoje é um momento de celebração. Agradeço a Deus, a minha família pelo apoio de sempre. Desde o início da prisão enfrentei algumas montanhas, mas tinha que mudar minha condição de vida, então era a hora de mudar", afirmou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda