sexta, 03 de maio de 2024
PRIORIDADE

Segurança na fronteira é a pauta nacional de MS

02 novembro 2018 - 12h00

Os deputados avaliam que segurança e cuidado com as fronteiras seja a pauta principal de Mato Grosso do Sul a nível nacional. Eles entendem que esta deve ser a prioridade no contato do governo estadual e da bancada federal, com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). O tema inclusive ganhou espaço nas visitas dos candidatos à Presidência ao Estado.

“Se trata da nossa prioridade pelo fato de estarmos ao lado de dois países (Bolívia e Paraguai), e de termos de combater a entrada de drogas, armas e conbtrabando. Precisamos de um apoio mais efetivo da União nesta nova gestão”, disse Márcio Fernandes (MDB).

Para Evander Vendramini (PP) é fundamental “fortalecer a segurança” na região, além do papel do governo federal buscar parcerias com os países vizinhos. “Tem que ter uma ação em conjunto. Na terça-feira (30) participei de um evento com o presidente da Bolívia, Evo Morales, que demonstrou interesse em fortalecer esta proteção”.

Herculano Borges (SD) citou os gastos que o Estado tem com “presos” em função de crimes federais,m como tráfico de drogas e armas. “Trazem um custo grande para as contas nos presídios estaduais, que deveriam na verdade ser uma despesa da União, além disto precisa se buscar o fechamento da fronteira”.

Documento

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) já declarou que enviou documento sobre segurança pública e fronteira para Bolsonaro e que espera que tais discussões ocorram a partir de 2019 com o presidente eleito.

“Blindar a fronteira é a presença policial. Quem está cuidando hoje das fronteira é o DOF. Mas se tiver o reforço da forças federais, por exemplo, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, vai melhorar muito", disse o tucano.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

EDUCAÇÃO

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

GERAL

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

SAÚDE

Comissão de Saúde debate adoção de prontuário eletrônico único no SUS